Jornal de Angola

Pro­fes­so­res co­me­çam a ser tes­ta­dos sex­ta-fei­ra

Além da tes­ta­gem em mas­sa, o se­cre­tá­rio de Es­ta­do in­for­mou que con­ti­nua a for­ma­ção dos téc­ni­cos a to­dos os ní­veis, pa­les­tras, bem co­mo a dis­tri­bui­ção de me­di­ca­men­tos, equi­pa­men­tos hos­pi­ta­la­res e ma­te­ri­al de bi­os­se­gu­ran­ça

- Ma­za­ri­no da Cu­nha Health · Luanda · Brazilian Ministry of External Relations · Angola · Brazilian Ministry of Education · Nas · Plano

Mais de 1.500 pro­fes­so­res e fun­ci­o­ná­ri­os do en­si­no su­pe­ri­or em Lu­an­da co­me­çam a ser tes­ta­dos ama­nhã, às 8 ho­ras, no Campus Universitá­rio, anun­ci­ou, on­tem, o se­cre­tá­rio de Es­ta­do pa­ra a Saú­de Pú­bli­ca, Fran­co Mu­fin­da.

A re­co­lha de amos­tras no en­si­no su­pe­ri­or é continuida­de da tes­ta­gem nas ins­ti­tui­ções pú­bli­cas, que co­me­çou na se­gun­da-fei­ra no Mi­nis­té­rio da Ad­mi­nis­tra­ção Pú­bli­ca, Tra­ba­lho e Se­gu­ran­ça So­ci­al e que pros­se­guiu on­tem no Mi­nis­té­rio das Re­la­ções Ex­te­ri­o­res.

No ha­bi­tu­al en­con­tro com jor­na­lis­tas so­bre a evo­lu­ção da pan­de­mia em An­go­la, Fran­co Mu­fin­da es­cla­re­ceu que, em re­la­ção aos pro­fes­so­res do sub­sis­te­ma de en­si­no não universitá­rio e dos fun­ci­o­ná­ri­os do Mi­nis­té­rio da Edu­ca­ção, a Co­mis­são Mul­tis­sec­to­ri­al vai, na de­vi­da al­tu­ra, dar a co­nhe­cer a da­ta e o lo­cal pa­ra a tes­ta­gem.

Fran­co Mu­fin­da dis­se que o pro­ces­so de tes­ta­gem em mas­sa em pas­sa­gei­ros e gru­pos de ris­co faz par­te do Pla­no de Con­tin­gên­cia a ser exe­cu­ta­do nos di­fe­ren­tes ei­xos, por for­ma a con­ter e con­tro­lar a ca­deia de trans­mis­são do ví­rus Sars-Cov2 em An­go­la.

Além da tes­ta­gem em mas­sa, o se­cre­tá­rio de Es­ta­do in­for­mou que con­ti­nua a for­ma­ção dos téc­ni­cos a to­dos os ní­veis, pa­les­tras, bem co­mo a dis­tri­bui­ção de me­di­ca­men­tos, equi­pa­men­tos hos­pi­ta­la­res e ma­te­ri­al de bi­os­se­gu­ran­ça.

País re­gis­tou 127 in­fec­ções e qua­tro óbi­tos

Nas úl­ti­mas 24 ho­ras, o país re­gis­tou 127 ca­sos de Co­vid19, qua­tro óbi­tos e a re­cu­pe­ra­ção de 11 pa­ci­en­tes. Dos ca­sos anun­ci­a­dos on­tem, to­dos fo­ram no­ti­fi­ca­dos em Lu­an­da, sen­do 78 do se­xo mas­cu­li­no e 49 do se­xo fe­mi­ni­no. Os in­fec­ta­dos têm ida­des en­tre um e 78 anos. Em Lu-anda, os ca­sos fo­ram iden­ti­fi­ca­dos nos mu­ni­cí­pi­os do Ki­lam­ba Ki­a­xi, Vi­a­na, Be­las, Ca­zen­ga, Ca­cu­a­co e nos dis­tri­tos ur­ba­nos da In­gom­bo­ta, Mai­an­ga e Sam­bi­zan­ga.

Re­la­ti­va­men­te às mor­tes, Fran­co Mu­fin­da es­cla­re­ceu que ocor­re­ram to­dos em Lu­an­da. Tra­ta-se de três ho­mens e de uma mu­lher com ida­des en­tre 48 e 75 anos.

De acor­do com o se­cre­tá­rio de Es­ta­do, os qua­tro pa­ci­en­tes que fa­le­ce­ram apre­sen­ta­vam ou­tras do­en­ças, co­mo di­a­be­tes, hi­per­ten­são ar­te­ri­al e hi­per­pla­sia pros­tá­ti­ca.

Com es­tes da­dos, o país so­ma 4.363 ca­sos con­fir­ma­dos, dos quais 159 óbi­tos, 1.473 re­cu­pe­ra­dos e 2.731 ac­ti­vos. Des­te nú­me­ro,18 es­tão em es­ta­do crí­ti­co a re­ce­ber tra­ta­men­to por ven­ti­la­ção me­câ­ni­ca in­va­si­va, igual nú­me­ro em si­tu­a­ção gra­ve, 81 são con­si­de­ra­dos mo­de­ra­dos, 62 têm sin­to­mas le­ves e 2.552 são as­sin­to­má­ti­cos.

Nas úl­ti­mas 24 ho­ras, fri­sou o se­cre­tá­rio de Es­ta­do, fo­ram pro­ces­sa­das 1.677 amos­tras por RT-PCR, das quais 127 fo­ram po­si­ti­vas e 1.550 ne­ga­ti­vas. Até à da­ta fo­ram pro­ces­sa­das 79.287 amos­tras, sen­do 4.363 po­si­ti­vas e 74.924 ne­ga­ti­vas.

Fran­co Mu­fin­da in­for­mou que 82 pes­so­as que es­ta­vam em qua­ren­te­na ins­ti­tu­ci­o­nal ti­ve­ram on­tem al­ta, sen­do 51 em Lu­an­da, 26 no Bié e cin­co na pro­vín­cia do Cu­an­do Cu­ban­go. O Cen­tro In­te­gra­do de Se­gu­ran­ça Pú­bli­ca (CISP) re­gis­tou 219 cha­ma­das, das quais três de­nún­ci­as de ca­sos sus­pei­tos, du­as de vi­o­la­ção de cer­ca sa­ni­tá­ria e 214 re­la­ci­o­na­das a pe­di­dos de in­for­ma­ção so­bre a pan­de­mia da Co­vid-19.

 ?? DR ??
DR
 ?? CONTREIRAS PIPA | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO ??
CONTREIRAS PIPA | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola