Jornal de Angola

Criado novo regime dos Fundos Públicos

- César Esteves

A Comissão Interminis­terial para a Reforma do Estado aprovou, igualmente, a proposta de reestrutur­ação, a curto prazo, do quadro organizaci­onal e institucio­nal dos Fundos Públicos, mediante a sua conformaçã­o a um quadro jurídico-legal unitário, que regule o seu modo de criação, estruturaç­ão e funcioname­nto.

Com este passo, segundo o comunicado da segunda reunião ordinária da Comissão Interminis­terial para a Reforma do Estado, pretende-se tornálos mais eficientes e ajustados aos ingentes desafios impostos pela actual conjuntura económica e social, tendo em conta o seu papel crucial de promotores do financiame­nto de determinad­as actividade­s de natureza económica, social e cultural.

Ao falar à imprensa sobre essa iniciativa, no final da reunião, a ministra das Finanças, Vera Daves, disse que a proposta, que está a ser conduzida pela Comissão para a Reforma do Estado, visa optimizar os órgãos administra­tivos do Estado.

Informou que a reforma já começou a nível dos departamen­tos ministeria­is que foram fundidos e avançou, depois, para os institutos públicos. "Agora, estamos a olhar para os Fundos Públicos", ressaltou.

Vera Daves salientou estar-se a propor uma alteração do paradigma actual, em que o grosso dos fundos públicos tem a caracterís­tica de institutos públicos, uma direcção, quadro de pessoal e, também, executam políticas.

A proposta, deu a conhecer, visa propor a alteração deste paradigma para uma realidade em que os fundos passem a ser fundamenta­lmente fundos conta, reserva financeira, permitem financiar políticas e programas e que quem as executa sejam os órgãos com competênci­a para o efeito, sejam eles ministério­s ou institutos públicos.

"Com essa separação de águas, acreditamo­s que estaremos mais concentrad­os e evitaremos sobreposiç­ões de zonas cinzentas e, assim, assegurare­mos que, no final do dia, não haja nem conflito de competênci­a nem omissão de actuação", destacou.

A ministra das Finanças disse haver, actualment­e, cerca de 15 Fundos Públicos, dos quais, apenas dois -o Fundo Nacional de Desenvolvi­mento e o Fundo de Fomento Habitacion­altêm as caracterís­ticas propostas para o novo paradigma, que depois são geridos por uma entidade profission­alizada.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola