Jornal de Angola

Hospital Provincial carece de meios

- Fernando Neto Mbanza Kongo

O Hospital Provincial do Zaire carece de material de biossegura­nça e equipament­os de protecção para médicos e enfermeiro­s, face ao aumento do número de casos da Covid19, informou, ontem, em Mbanza Kongo, o directorge­ral da unidade.

Domingos da Silva referiu que a principal unidade hospitalar da província do Zaire possui apenas 50 fatos para o atendiment­o de casos complicado­s de Covid-19. “Solicitámo­s mil batas a quatro empresas fornecedor­as de material hospitalar, mas recebemos apenas 200. A quantidade de material que temos não permite atender mais de sete casos graves de Covid19, por isso estamos preocupado­s”, disse.

Em relação aos testes rápidos, o médico-cirurgião explicou que o hospital não possui meios para num curto espaço de tempo fazer exames.

Enchentes

O Hospital regista, diariament­e, um grande afluxo de pessoas que procuram atendiment­o, pelo facto de os centros de saúde existentes na periferia não possuirem reagentes para análises laboratori­ais, nem medicament­os nas farmácias.

Devido ao grande afluxo de pessoas junto ao portão do Hospital, assim como na sala de espera do Banco de Urgência, na Pediatria e na ala de pequena cirurgia, o pessoal médico encontra dificuldad­es para manter o distanciam­ento social de dois metros.

Um grupo de cinco agentes da Polícia Nacional, FAA e dos Serviços de Protecção Civil e Bombeiros está destacado na principal entrada do Hospital com o objectivo de orientar os pacientes no cumpriment­o do distanciam­ento social e no uso correcto da máscara.

Actualment­e, apenas o Hospital Municipal de Mbanza Kongo realiza testes de malária, febre tifóide e VIH.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ??
EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola