Jornal de Angola

Jo­vens in­ven­tam má­qui­nas

- Her­mí­nio Fon­tes| Benguela Business · Mary J. Blige

As má­qui­nas au­to­má­ti­cas NK-41, in­ven­ta­das por jo­vens em­pre­en­de­do­res pa­ra hi­gi­e­ni­zar as mãos e co­lo­ca­das no mer­ca­do, há três me­ses, em Benguela, já es­tão a ser apro­vei­ta­das por hos­pi­tais lo­cais nes­ta fa­se da pan­de­mia da Co­vid-19.

Além dos hos­pi­tais, os equi­pa­men­tos de bi­os­se­gu­ran­ça, cri­a­dos por jo­vens em­pre­en­de­do­res, en­con­tram-se, igual­men­te, a fun­ci­o­nar nou­tras re­par­ti­ções pú­bli­cas.

O en­ge­nhei­ro Da­vid So­zi­nho, um dos in­ven­to­res do equi­pa­men­to, dis­se que o tra­ba­lho é fru­to dos co­nhe­ci­men­tos ad­qui­ri­dos du­ran­te a for­ma­ção. “O equi­pa­men­to es­tá no mer­ca­do, mas es­te ain­da não ade­riu ao pro­du­to co­mo de­via ser de­vi­do à cri­se fi­nan­cei­ra”, dis­se. “So­mos jo­vens e te­mos es­pe­ran­ça de vin­car no mer­ca­do com es­tes e ou­tros equi­pa­men­tos”, re­fe­riu.

Da­vid So­zi­nho as­se­gu­ra que as má­qui­nas de hi­gi­e­ni­zar NK-41 são óp­ti­mas pa­ra evi­tar o con­tá­gio por su­per­fí­cie e a dis­se­mi­na­ção do ví­rus.

Os equi­pa­men­tos já fo­ram ins­ta­la­dos no Ins­ti­tu­to Mé­dio de Me­di­ci­na de Benguela e no Hos­pi­tal Ge­ral do Lo­bi­to, ten­do si­do ofe­re­ci­dos tam­bém ao Hos­pi­tal Ge­ral de Benguela.

Da­vid So­zi­nho re­al­çou que exis­tem mais pe­di­dos pa­ra três ma­qui­nas, dos ins­ti­tu­tos su­pe­ri­o­res de Ci­ên­ci­as da Edu­ca­ção (ISCED) e Po­li­téc­ni­co Ma­ra­vi­lha, em Benguela. Com ca­pa­ci­da­de pa­ra mil li­tros de água, a má­qui­na in­cor­po­ra um com­pres­sor de pul­ve­ri­za­ção, sen­sor de tem­pe­ra­tu­ra au­to­má­ti­co e uma pla­ca elec­tró­ni­ca.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola