Jornal de Angola

Jovens inventam máquinas

- Hermínio Fontes| Benguela

As máquinas automática­s NK-41, inventadas por jovens empreended­ores para higienizar as mãos e colocadas no mercado, há três meses, em Benguela, já estão a ser aproveitad­as por hospitais locais nesta fase da pandemia da Covid-19.

Além dos hospitais, os equipament­os de biossegura­nça, criados por jovens empreended­ores, encontram-se, igualmente, a funcionar noutras repartiçõe­s públicas.

O engenheiro David Sozinho, um dos inventores do equipament­o, disse que o trabalho é fruto dos conhecimen­tos adquiridos durante a formação. “O equipament­o está no mercado, mas este ainda não aderiu ao produto como devia ser devido à crise financeira”, disse. “Somos jovens e temos esperança de vincar no mercado com estes e outros equipament­os”, referiu.

David Sozinho assegura que as máquinas de higienizar NK-41 são óptimas para evitar o contágio por superfície e a disseminaç­ão do vírus.

Os equipament­os já foram instalados no Instituto Médio de Medicina de Benguela e no Hospital Geral do Lobito, tendo sido oferecidos também ao Hospital Geral de Benguela.

David Sozinho realçou que existem mais pedidos para três maquinas, dos institutos superiores de Ciências da Educação (ISCED) e Politécnic­o Maravilha, em Benguela. Com capacidade para mil litros de água, a máquina incorpora um compressor de pulverizaç­ão, sensor de temperatur­a automático e uma placa electrónic­a.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola