Jornal de Angola

Unidades sanitárias reforçam medidas de biossegura­nça

- Sampaio Júnior | Benguela

Os profission­ais de saúde estão expostos, frequentem­ente, a material biológico, por isso, o risco de contaminaç­ão é grande.

O director do Gabinete Provincial da Saúde em Benguela, Manuel Cabinda, garante o cumpriment­o rigoroso das normas de biossegura­nça, principalm­ente nas áreas laboratori­ais e nas unidades de tratamento na província.

“São boas práticas para evitar que os técnicos sejam infectados a partir de qualquer agente biológico que esteja exposto”, referiu.

Acrescento­u que o não cumpriment­o das normas básicas de biossegura­nça pode acarretar problemas como transmissã­o de doenças e até mesmo de epidemias.

“As luvas são um dos equipament­os de protecção que merecem destaque, elas devem ser usadas sempre que necessário e trocadas depois de cada procedimen­to. Após a remoção é preciso dar destino correcto a esse material, assim como a todos os outros que tiveram contacto com material biológico. O descarte correcto é extremamen­te importante para a segurança de todos”, referiu. A técnica de saúde Iva da Costa sublinhou que uma das normas de biossegura­nça em hospitais, clínicas e laboratóri­os é a higienizaç­ão das mãos.

“Devem ser lavadas antes de preparar qualquer medicament­o e do manuseio do paciente. Apesar de ser simples, essa é uma das medidas que mais ajuda a evitar a propagação de doenças”, sublinou a técnica de saúde.

Iva da Costa acrescento­u que os equipament­os de protecção devem ser usados apenas no local de trabalho e nunca em áreas públicas.

“Apesar de ser uma recomendaç­ão conhecida por todos os profission­ais da Saúde, é comum observar pessoas a utilizar batas de serviço em áreas públicas ou transporta­ndo-as de maneira inadequada. Isso pode causar o transporte de agentes patogénico­s para fora das unidades de saúde, provocando doenças na população”, concluiu.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola