Jornal de Angola

Cen­tro de aco­lhi­men­to pro­vi­só­rio

- Parenting · Kids · Family

No pas­sa­do

mês de Abril, 37 do to­tal de 40 cri­an­ças iden­ti­fi­ca­das na con­di­ção de men­di­gas, nas ru­as da ci­da­de do Dun­do, fo­ram re­co­lhi­das e co­lo­ca­das num cen­tro de aco­lhi­men­to pro­vi­só­rio, no qua­dro das me­di­das de pre­ven­ção con­tra a pan­de­mia da Co­vid-19, le­va­das a ca­bo pe­la Co­mis­são Pro­vin­ci­al Mul­tis­se­to­ri­al.

Ma­da­le­na Alen­te­jo in­di­cou que 14 de­las são pro­ve­ni­en­tes da RDC e tam­bém se en­con­tra­vam em si­tu­a­ção mi­gra­tó­ria ile­gal, acres­cen­tan­do que fo­ram pro­vi­so­ri­a­men­te abri­ga­das no in­ter­na­to da Es­co­la do Ma­gis­té­rio Pri­má­rio 11 de No­vem­bro.

“Es­te gru­po de cri­an­ças foi lo­ca­li­za­do na Cen­tra­li­da­de do Mus­sun­gue e no

bair­ro Sa­ma­ca­ca, lo­cais on­de per­ma­ne­cem com mui­ta frequên­cia em bus­ca de mei­os e for­mas de so­bre­vi­vên­cia”, dis­se.

Com ca­pa­ci­da­de apro­xi­ma­da de 100 ca­mas, a di­rec­ção do ma­gis­té­rio dis­po­ni­bi­li­zou uma das na­ves do in­ter­na­to pa­ra alo­jar as cri­an­ças até que se­jam cri­a­das con­di­ções em ins­ta­la­ções de­fi­ni­ti­vas. “Du­ran­te a per­ma­nên­cia nes­ta ins­ta­la­ção, as cri­an­ças re­ce­bem as­sis­tên­cia ali­men­tar, mé­di­ca, ves­tuá­rio e te­rão acom­pa­nha­men­to psi­co-so­ci­al. Pre­ten­de-se que não re­tor­nem às ru­as, por­que o Go­ver­no da Pro­vín­cia pre­pa­ra ins­ta­la­ções de­fi­ni­ti­vas”, in­for­mou.

Além de se evi­tar even­tu­ais ris­cos de con­tá­gio pe­la Co­vid-19, Ma­da­le­na Alen­te­jo avan­çou que a in­ten­ção é re­co­lher cri­an­ças e ado­les­cen­tes pa­ra as­se­gu­rar a sua in­ser­ção so­ci­al e cul­tu­ral, pro­por­ci­o­nan­do-lhes um cli­ma de paz, har­mo­nia e es­pe­ran­ça pa­ra um fu­tu­ro me­lhor.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola