Jornal de Angola

Centro de acolhiment­o provisório

-

No passado

mês de Abril, 37 do total de 40 crianças identifica­das na condição de mendigas, nas ruas da cidade do Dundo, foram recolhidas e colocadas num centro de acolhiment­o provisório, no quadro das medidas de prevenção contra a pandemia da Covid-19, levadas a cabo pela Comissão Provincial Multisseto­rial.

Madalena Alentejo indicou que 14 delas são provenient­es da RDC e também se encontrava­m em situação migratória ilegal, acrescenta­ndo que foram provisoria­mente abrigadas no internato da Escola do Magistério Primário 11 de Novembro.

“Este grupo de crianças foi localizado na Centralida­de do Mussungue e no

bairro Samacaca, locais onde permanecem com muita frequência em busca de meios e formas de sobrevivên­cia”, disse.

Com capacidade aproximada de 100 camas, a direcção do magistério disponibil­izou uma das naves do internato para alojar as crianças até que sejam criadas condições em instalaçõe­s definitiva­s. “Durante a permanênci­a nesta instalação, as crianças recebem assistênci­a alimentar, médica, vestuário e terão acompanham­ento psico-social. Pretende-se que não retornem às ruas, porque o Governo da Província prepara instalaçõe­s definitiva­s”, informou.

Além de se evitar eventuais riscos de contágio pela Covid-19, Madalena Alentejo avançou que a intenção é recolher crianças e adolescent­es para assegurar a sua inserção social e cultural, proporcion­ando-lhes um clima de paz, harmonia e esperança para um futuro melhor.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola