Jornal de Angola

CAF anun­cia iní­cio do pro­ces­so elei­to­ral

- Elections · Coffee · Politics · Beverages · Food · Confederation of African Football · FIFA · Morocco

A Con­fe­de­ra­ção Africana de Fu­te­bol (CAF) lan­çou ofi­ci­al­men­te, es­te mês, o pro­ces­so elei­to­ral da As­sem­bleia-Ge­ral, que vai es­co­lher o pre­si­den­te da ins­ti­tui­ção, e a aber­tu­ra da submissão de can­di­da­tu­ras que de­cor­re até 19 de No­vem­bro pró­xi­mo.

Pa­ra se can­di­da­tar, os as­pi­ran­tes de­vem cum­prir cer­tos cri­té­ri­os es­ta­be­le­ci­dos pa­ra a su­ces­são do mal­ga­xe Ahmad Ahmad. Só se­rão ad­mi­ti­dos ao car­go pre­si­den­ci­al o can­di­da­to apoi­a­do por uma Fe­de­ra­ção na­ci­o­nal e mem­bro da CAF, bem co­mo pe­lo mem­bro da Fe­de­ra­ção na­ci­o­nal do can­di­da­to em cau­sa.

O pré-con­cor­ren­te de­ve ter de­sem­pe­nha­do um pa­pel ac­ti­vo no fu­te­bol (co­mo jo­ga­dor ou fun­ci­o­ná­rio da FIFA, CAF ou Fe­de­ra­ção na­ci­o­nal mem­bro da CAF ou um dos seus mem­bros afi­li­a­dos) por um mí­ni­mo de dois dos úl­ti­mos cin­co anos an­te­ri­o­res à apre­sen­ta­ção da can­di­da­tu­ra.

A ins­ti­tui­ção rei­to­ra con­ti­nen­tal de fu­te­bol es­cla­re­ceu que ne­nhu­ma Fe­de­ra­ção na­ci­o­nal mem­bro po­de pro­por ou apoi­ar mais de um can­di­da­to. Os no­mes dos pro­po­nen­tes se­lec­ci­o­na­dos se­rão co­nhe­ci­dos no dia 11 de Ja­nei­ro de 2021, en­quan­to a elei­ção do no­vo pre­si­den­te ocor­re­rá no dia 12 de Mar­ço, em Ra­bat, Mar­ro­cos.

Ahmad Ahmad pon­de­ra a re­can­di­da­tu­ra, ape­sar dos gran­des es­cân­da­los que ar­rui­na­ram o seu man­da­to. O pro­gra­ma das elei­ções pa­ra os pró­xi­mos car­gos do pre­si­den­te e dos mem­bros do Co­mi­té Exe­cu­ti­vo da CAF é o se­guin­te: 11 de Se­tem­bro de 2020 Aber­tu­ra da re­cep­ção de can­di­da­tu­ras; 12 de No­vem­bro de 2020 - En­cer­ra­men­to da re­fe­ri­da re­cep­ção; 11 de Ja­nei­ro de 2021- Co­mu­ni­ca­ção dos no­mes dos can­di­da­tos a to­das as fe­de­ra­ções na­ci­o­nais; 12 de Mar­ço de 2021 - As­sem­bleia-Ge­ral Elec­ti­va.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola