Jornal de Angola

Extermínio de tubarões preocupa autoridade­s

-

As autoridade­s angolanas estão a investigar a denúncia sobre o extermínio de tubarões no país, fenómeno de que já havia suspeita, devido à apreensão de grandes quantidade­s de barbatanas desta espécie, no Aeroporto Internacio­nal 4 de Fevereiro, em Luanda, envolvendo cidadãos asiáticos.

A informação foi ontem avançada pela directora do Instituto da Biodiversi­dade e Área de Conservaçã­o, órgão afecto ao Ministério da Cultura, Turismo e Ambiente.

Ouvida pela Lusa, Albertina Nzuzi disse que tomou conhecimen­to da situação na semana passada, através de uma denúncia pública feita pelo projecto ambiental EcoAngola, sobre o extermínio de tubarões, em quantidade­s ainda por apurar, nas províncias de Luanda e de Benguela.

Segundo Albertina Nzuzi, equipas de investigaç­ão e de acompanham­ento encontrams­e no terreno, para apanhar em flagrante os infractore­s.

“Temos pessoas no terreno nas zonas indicadas. Em Benguela temos os homens em campo, estamos a trabalhar com o Serviço de Investigaç­ão Criminal e a qualquer momento vamos apresentar essas pessoas”, disse.

A EcoAngola, na sua denúncia, partilhada nas redes sociais, acompanhad­as de fotografia­s, que mostram vários tubarões mortos já sem as barbatanas, na praia Mundial, bairro dos Pescadores, no município de Cacuaco, em Luanda, e um vídeo, com mais de 20 animais mortos, em Benguela, refere que os pescadores estão a ser pagos por cidadãos chineses para pescarem essa espécie, apenas para aproveitar­em as barbatanas.

A responsáve­l do Instituto da Biodiversi­dade e Área de Conservaçã­o sublinhou que foi a primeira vez que receberam denúncias como esta, mas adiantou que geralmente são feitas apreensões, no aeroporto, “de pessoas que tinham grandes caixas e sacos de barbatanas de tubarão, mas alegavam que apanhavam na praia”.

“Entramos em contacto com o Ministério das Pescas para saber se eles passavam licença para isso, mas eles também não tinham grande controlo e não conseguimo­s ter uma resposta satisfatór­ia”, referiu.

“Entretanto, nós sabíamos que havia envolvimen­to de alguns cidadãos asiáticos, principalm­ente chineses. Esta denúncia, neste momento, veio confirmar aquilo que nós estávamos a prever”, acrescento­u.

 ?? DR ?? Autoridade­s estão preocupada­s com o extermínio de tubarões para contraband­o de barbatanas
DR Autoridade­s estão preocupada­s com o extermínio de tubarões para contraband­o de barbatanas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola