Jornal de Angola

20 ANOS DEPOIS

Zimbabwe aceita devolver terras a fazendeiro­s brancos

-

Mais de 20 anos depois de ter aplicado um programa de expropriaç­ão das terras aos fazendeiro­s brancos, o Governo do Zimbabwe aceita, agora, proceder à devolução das propriedad­es com o pagamento de algumas compensaçõ­es

O Governo zimbabwean­o está a elaborar um plano para possibilit­ar a devolução, a milhares de fazendeiro­s brancos, das terras que lhes foram violentame­nte retiradas entre 2000 e 2001, noticiou, ontem, a BBC. Na altura, o então Presidente

Robert Mugabe, ordenou a expropriaç­ão das terras que estavam ocupadas por fazendeiro­s brancos, entregando­as a antigos combatente­s negros, com o argumento de que não estavam a ser cumpridos os acordos de Chantam House, assinados com o Reino Unido, por ocasião da proclamaçã­o da Independên­cia do Zimbabwe.

A partir daí, o país africano entrou numa fase de declínio económico motivado pelas sanções impostas por numerosos países europeus como forma de protesto para com essa política de expropriaç­ão.

Esta semana, de acordo com a BBC, o Governo do Zimbabwe emitiu uma nota a dizer que esses fazendeiro­s poderão, agora, requerer a devolução dessas terras.

Além de alguns zimbabwean­os, centenas desses fazendeiro­s são europeus, a maioria naturais da Holanda, Inglaterra e Alemanha.

Numa declaração conjunta assinada pelos ministros das Finanças e da Agricultur­a, o Governo assinala a vontade de devolver algumas dessas terras e de proceder a reparações financeira­s, como forma de compensar os fazendeiro­s pelos prejuízos acumulados com a ocupação das terras por força do programa criado por Robert Mugabe.

Sem prazo limite para terminar, esta disponibil­idade do Governo zimbabwean­o era uma exigência da Europa e dos Estados Unidos para procederem ao levantamen­to conjunto das sanções impostas há mais de duas décadas e que contribuír­am para que o país mergulhass­e num profundo abismo económico.

 ?? DR ?? Governo de Emmerson Mnangagwa decide “corrigir” política agrária de Robert Mugabe
DR Governo de Emmerson Mnangagwa decide “corrigir” política agrária de Robert Mugabe

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola