Exe­cu­ção do PIIM es­tá na pla­ta­for­ma

Exe­cu­ti­vo lan­çou uma pla­ta­for­ma tec­no­ló­gi­ca pa­ra ga­ran­tir mais trans­pa­rên­cia nos pro­jec­tos de in­ter­ven­ção nos mu­ni­cí­pi­os

Jornal de Angola - - Primeira Página - Ade­li­na Iná­cio

Os ci­da­dãos po­dem, ago­ra, acom­pa­nhar o ní­vel de exe­cu­ção fí­si­ca e fi­nan­cei­ra dos pro­jec­tos in­te­gra­dos no Pla­no In­te­gra­do de In­ter­ven­ção nos Mu­ni­cí­pi­os (PIIM). Os dados es­tão no en­de­re­ço: www.piim.gov.ao/pii m. A exe­cu­ção do PIIM foi ava­li­a­da, on­tem, em Lu­an­da, nu­ma reu­nião ori­en­ta­da pe­lo mi­nis­tro de Es­ta­do Ma­nu­el Nu­nes Jú­ni­or.

Os mu­ní­ci­pes e mem­bros da so­ci­e­da­de ci­vil po­dem acom­pa­nhar a exe­cu­ção fí­si­ca e fi­nan­cei­ra dos pro­jec­tos do Pla­no In­te­gra­do de In­ter­ven­ção nos Mu­ni­cí­pi­os (PIIM), com o lan­ça­men­to, on­tem, pe­lo Exe­cu­ti­vo, da Pla­ta­for­ma Tec­no­ló­gi­ca de Ges­tão do PIIM.

Com a pla­ta­for­ma, pre­ten­de-se do­tar os ór­gãos cen­trais e lo­cais de um sis­te­ma tec­no­ló­gi­co mo­der­no de ges­tão, per­mi­tin­do iden­ti­fi­car, lo­ca­li­zar, ge­ren­ci­ar, mo­ni­to­ri­zar e acom­pa­nhar os ní­veis de an­da­men­to dos pro­jec­tos.

Se­gun­do dados avan­ça­dos na reu­nião da Co­mis­são In­ter­mi­nis­te­ri­al pa­ra a Im­ple­men­ta­ção do PIIM, a pla­ta­for­ma vai, ain­da, per­mi­tir a aná­li­se e con­tro­lo dos cus­tos re­la­ci­o­na­dos a ca­da pro­jec­to ini­ci­a­do, em exe­cu­ção e con­cluí­do, bem co­mo afe­rir o grau de cum­pri­men­to dos ob­jec­ti­vos e me­tas pre­de­fi­ni­das.

A co­or­de­na­do­ra do Gru­po Téc­ni­co do PIIM, Lau­rin­da Car­do­so, ex­pli­cou que, do­ra­van­te, mu­ní­ci­pes, so­ci­e­da­de ci­vil e in­te­res­sa­dos po­dem ace­der à pla­ta­for­ma dos pro­jec­tos e acom­pa­nhar o ní­vel de exe­cu­ção fí­si­ca e fi­nan­cei­ra dos pro­jec­tos. Os ci­da­dãos, acres­cen­tou, vão, igual­men­te, ter in­for­ma­ções so­bre a lo­ca­li­za­ção dos pro­jec­tos, as en­ti­da­des que con­cor­rem pa­ra a boa exe­cu­ção dos pro­jec­tos e os ín­di­ces de pro­jec­ção de em­pre­ga­bi­li­da­de.

A tam­bém se­cre­tá­ria de Es­ta­do pa­ra Ad­mi­nis­tra­ção do Ter­ri­tó­rio es­cla­re­ceu que a pla­ta­for­ma tam­bém vai per­mi­tir acom­pa­nhar os em­pre­gos que são ge­ra­dos do pon­to de vis­ta tem­po­rá­rio e a pla­ni­fi­ca­ção dos pos­tos de tra­ba­lho a cri­ar com o fun­ci­o­na­men­to das in­fra­es­tru­tu­ras a se­rem criadas a ní­vel do PIIM.

O di­rec­tor-ge­ral do Ins­ti­tu­to Na­ci­o­nal de Fo­men­to da So­ci­e­da­de de In­for­ma­ção (INFOSI), Meick Afon­so, es­cla­re­ceu que a pla­ta­for­ma piim.gov.ao é vi­sa dar mais trans­pa­rên­cia e di­vul­ga­ção de in­for­ma­ções so­bre o PIIM.

A pla­ta­for­ma, acres­cen­tou, vai, tam­bém, ser­vir pa­ra a mo­ni­to­ri­za­ção dos indicadore­s dos pro­jec­tos em exe­cu­ção e os já fi­na­li­za­dos, dan­do sem­pre mai­or fi­a­bi­li­da­de, em tem­po re­al, de in­for­ma­ções opor­tu­nas so­bre a exe­cu­ção des­tes pro­jec­tos.

Pa­ras as zo­nas recôn­di­tas on­de o aces­so for de­fi­ci­tá­rio, o di­rec­tor do INFOSI dis­se que os ór­gãos de co­mu­ni­ca­ção so­ci­al e ou­tros agen­tes da so­ci­e­da­de po­de­rão ser di­vul­ga­do­res da in­for­ma­ção.

Pro­mo­ção da trans­pa­rên­cia

Pa­ra a co­or­de­na­do­ra do Gru­po Téc­ni­co do Pla­no de In­te­gra­do de In­ter­ven­ção nos Mu­ni­cí­pi­os, com es­te pas­so, o Exe­cu­ti­vo con­se­guiu re­for­çar os me­ca­nis­mos de go­ver­na­ção par­ti­ci­pa­ti­va e a pro­mo­ção da trans­pa­rên­cia na exe­cu­ção da des­pe­sa pú­bli­ca.

Lau­rin­da Car­do­so in­for­mou que a Co­mis­são In­ter­mi­nis­te­ri­al tem em car­tei­ra 1.749 pro­jec­tos, dos quais 1.120 es­tão em exe­cu­ção em to­do o país. Huí­la, Mo­xi­co, Bié e Cu­an­zaSul são as pro­vín­ci­as com mai­or nú­me­ro de pro­jec­tos em exe­cu­ção.

A res­pon­sá­vel do MAT ex­pli­cou que no en­con­tro, ori­en­ta­do pe­lo mi­nis­tro de Es­ta­do da Co­or­de­na­ção Eco­nó­mi­ca, Ma­nu­el Nu­nes Jú­ni­or, foi ava­li­a­do o grau de exe­cu­ção dos pro­jec­tos do PIIM a ní­vel na­ci­o­nal.

Se­gun­do Lau­rin­da Car­do­so, o en­con­tro ser­viu, tam­bém, pa­ra ana­li­sar os pro­jec­tos exe­cu­ta­dos, re­gis­to dos cons­tran­gi­men­tos e me­di­das de so­lu­ção pa­ra ul­tra­pas­sar es­tes cons­tran­gi­men­tos.

CONTREIRAS PI­PA | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

CONTREIRAS PI­PA | EDI­ÇÕES NO­VEM­BRO

Co­mis­são In­ter­mi­nis­te­ri­al ava­li­ou pro­jec­tos ins­cri­tos no Pla­no de In­ter­ven­ção nos Mu­ni­cí­pi­os

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.