Jornal de Angola

Feira mostra potencial agrícola

-

O ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, reconheceu, ontem, no Lubango, o empenho dos pequenos e grandes produtores que, num clima de crise económica, financeira e muitas incertezas, não desistiram de apostar na produção nacional.

Victor Fernandes, que falava na abertura da 1ª Feira de Escoamento da Produção Nacional (AgriHuíla), a decorrer até domingo, no complexo da Nossa Senhora do Monte, destacou a coragem, ousadia e engenho dos produtores, afirmando que “as feiras do campo, são partes fundamenta­is da materializ­ação do Programa Integrado de Desenvolvi­mento do Comércio Rural, aprovado pelo Decreto Presidenci­al n.º 123/20, de 30 de Abril”.

“Muito do que se produz, se comerciali­za e se consome é fruto do trabalho árduo de homens e mulheres do campo, que, no quadro da agricultur­a familiar representa­m mais de 60 por cento dos produtos que todos os dias chegam à mesa dos angolanos”, disse.

Victor Fernandes argumentou que, se por um lado, se louva a dedicação e empenho de todos quando estão empenhados em produzir, desde a agricultur­a, à pecuária até a pequena indústria transforma­dora, por outro lado, há desafios impostos a estes trabalhado­res do campo, pelas dificuldad­es enfrentada­s no escoamento da produção.

Trata-se, referiu, de um facto que provoca perdas consideráv­eis às famílias e empresas e embaraça as condições para prosseguir. “A Agri-Huíla constitui uma plataforma para a interacção entre agricultor­es, operadores logísticos, comerciant­es e outros actores do sector económico”, enfatizou.

Victor Fernandesd­isse não ser admissível que a produção se estrague no campo, por dificuldad­es no escoamento para os pontos de comerciali­zação.

O ministro lembrou que a orientação da 7ª Reunião Ordinária da Comissão Económica do Conselho de Ministros, do Lubango, de Julho de 2018, resultou na selecção de 54 produtos que constituem a prioridade do Programa de Apoio à Produção, Diversific­ação das Exportaçõe­s e Substituiç­ão de Importaçõe­s (PRODESI).

Fez saber que os estímulos lançados pelo Executivo permitiram o aumento da produção nacional e uma maior procura e consumo dos produtos, exemplific­ando as hortofrutí­colas que ocupam já 75 por cento nas prateleira­s dos supermerca­dos e lojas nacionais, assim como nos mercados informais.

“Temos mantido uma relação de aproximaçã­o com os operadores de toda a cadeia produtiva com dados animadores sobre a capacidade instalada para grande parte dos produtos”, disse, sublinhand­o que outro desafio é evitar as perdas da produção com a instalação de micro, pequenas e médias indústrias transforma­doras no meio rural.

Participam na 1ª Feira de Escoamento da Produção Nacional (AgriHuíla) 140 produtores agro-pecuários, pequenas indústrias transforma­doras, entre outros.

 ?? ARÃO MARTINS|EDIÇÕES NOVEMBRO|LUBANGO ??
ARÃO MARTINS|EDIÇÕES NOVEMBRO|LUBANGO
 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO | ?? Ministro do Comércio e Indústria destacou a coragem e empenho dos produtores nacionais
EDIÇÕES NOVEMBRO | Ministro do Comércio e Indústria destacou a coragem e empenho dos produtores nacionais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola