Es­ta­be­le­ci­do re­gi­me da pro­tec­ção so­ci­al

Jornal de Angola - - Política - Cé­sar Es­te­ves

A Co­mis­são Eco­nó­mi­ca apro­vou, on­tem, um di­plo­ma que es­ta­be­le­ce o re­gi­me ju­rí­di­co da pro­tec­ção so­ci­al obri­ga­tó­ria dos tra­ba­lha­do­res por con­ta de ou­trem in­se­ri­dos nas ac­ti­vi­da­des eco­nó­mi­cas ge­ra­do­ras de bai­xos ren­di­men­tos.

O co­mu­ni­ca­do fi­nal do en­con­tro adi­an­ta es­ta­rem abran­gi­dos pe­lo re­fe­ri­do re­gi­me os tra­ba­lha­do­res que, sob au­to­ri­da­de e su­bor­di­na­ção de uma en­ti­da­de em­pre­ga­do­ra, sin­gu­lar ou co­lec­ti­va, pres­tam ser­vi­ços, em ex­plo­ra­ções or­ga­ni­za­das, em­pre­sas agrí­co­las, de pes­cas e co­mer­ci­ais, sem pre­juí­zo de ou­tros, no âm­bi­to das quais a mé­dia men­sal da mas­sa sa­la­ri­al to­tal dos em­pre­ga­dos en­vol­vi­dos não ul­tra­pas­se 20 sa­lá­ri­os mí­ni­mos na­ci­o­nais, ten­do co­mo re­fe­rên­cia o sec­tor da agri­cul­tu­ra.

A Co­mis­são Eco­nó­mi­ca apro­vou, tam­bém, um ins­tru­men­to ju­rí­di­co que ins­ti­tu­ci­o­na­li­za a Ac­ti­vi­da­de de Me­di­a­ção da Se­gu­ran­ça So­ci­al, de mo­do a de­fi­nir e re­gu­lar o exer­cí­cio da ac­ti­vi­da­de no país.

O ob­jec­ti­vo, com es­ta ini­ci­a­ti­va, é o de per­mi­tir a an­ga­ri­a­ção e sen­si­bi­li­za­ção de con­tri­buin­tes e dos se­gu­ra­dos pa­ra o Sis­te­ma de Pro­tec­ção So­ci­al Obri­ga­tó­ria. Tra­ta-se de uma me­di­da ac­ti­va de cri­a­ção de em­pre­go, que te­rá efei­to na in­te­gra­ção no mer­ca­do de tra­ba­lho de jo­vens qua­dros que te­nham con­cluí­do, pe­lo me­nos, o en­si­no mé­dio, re­for­çan­do, as­sim, o com­ba­te ao de­sem­pre­go, no âm­bi­to da exe­cu­ção de Pla­no de Ac­ção de Pro­mo­ção da Em­pre­ga­bi­li­da­de.

Ain­da no âm­bi­to da Pro­tec­ção So­ci­al Obri­ga­tó­ria, foi aprovado o Re­gi­me Ju­rí­di­co de Pro­tec­ção na Ve­lhi­ce, di­plo­ma que es­ta­be­le­ce o di­rei­to à pen­são de re­for­ma por ve­lhi­ce, pen­são de re­for­ma an­te­ci­pa­da e ao abo­no de ve­lhi­ce de to­dos os tra­ba­lha­do­res que atin­jam 60 anos de ida­de ou com­ple­tem 420 me­ses de con­tri­bui­ções.

O co­mu­ni­ca­do in­for­ma que es­te di­plo­ma al­te­ra o cri­té­rio de cál­cu­lo das pres­ta­ções so­ci­ais que co­brem a re­for­ma de ve­lhi­ce, com vis­ta a ga­ran­tir a de­vi­da jus­ti­ça con­tri­bu­ti­va, não ape­nas às ge­ra­ções que, ac­tu­al­men­te, be­ne­fi­ci­am da pen­são de re­for­ma, mas, tam­bém, às que se en­con­tram no ac­ti­vo, po­ten­ci­ais fu­tu­ros pen­si­o­nis­tas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.