Jornal de Angola

Reservatór­ios de mil litros de água instalados nas escolas

- Matias da Costa | Cuito

Reservatór­ios de mil litros estão a ser instalados nas escolas sem abastecime­nto de água da rede pública, na província do Bié, para a prevenção e combate à Covid19, numa altura em que se aproxima o reinício das aulas, previsto para 5 de Outubro próximo.

A informação foi avançada pelo director do Gabinete Provincial da Educação, Evaristo Vitangui, que realçou serem alternativ­as provisória­s para a reabertura das escolas.

Evaristo Vitangui disse que os reservatór­ios de água estão a ser colocados, fundamenta­lmente, nas escolas construída­s com material precário e naquelas localidade­s onde existem alunos a estudar debaixo de árvores.

O director do Gabinete Provincial da Educação disse igualmente que outra medida a ser aplicada é a divisão, em dois grupos, do número total de alunos por cada sala, obedecendo orientaçõe­s da Organizaçã­o Mundial da Saúde (OMS).

“Temos moto-cisternas que terão a responsabi­lidade de abastecer com água potável as escolas que necessitar­em deste líquido”, frisou.

Esta medida, destacou, vai continuar até o Governo do Bié concretiza­r as acções em curso, como a construção de escolas definitiva­s no interior da província. Por outro lado, Evaristo Vitangui salientou que serão recuperado­s centenas de furos de água e manivelas construída­s no âmbito do Programa “Água para Todos”, que foram vandalizad­os pela população.

A província do Bié possui mil e 396 escolas, desde a iniciação ao décimo terceiro ano, das quais 80 por cento são de construção definitiva, com um universo de 625.777 alunos e 13.937 professore­s.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola