Edu­ca­ção for­ma qua­dros so­bre bi­os­se­gu­ran­ça

Jornal de Angola - - Destaque -

Pe­lo me­nos 30 qua­dros do sec­tor da Edu­ca­ção, en­tre pro­fes­so­res, su­per­vi­so­res, ins­pec­to­res, co­or­de­na­do­res das Zo­nas de In­fluên­cia Pe­da­gó­gi­ca e fun­ci­o­ná­ri­os ad­mi­nis­tra­ti­vos, es­tão a ser for­ma­dos pe­lo Ga­bi­ne­te Pro­vin­ci­al da Edu­ca­ção da Huí­la em ma­té­ri­as de bi­os­se­gu­ran­ça e in­te­gra­ção de tec­no­lo­gi­as nas sa­las de au­la.

A for­ma­ção, que ini­ci­ou quar­ta-fei­ra, no Lubango, de­cor­re du­ran­te dois di­as e vai fun­ci­o­nar co­mo uma ac­ção re­pli­ca­do­ra, em que os for­man­dos vão ter a mis­são de dis­se­mi­nar os co­nhe­ci­men­tos nos seus mu­ni­cí­pi­os, prin­ci­pal­men­te nas es­co­las.

A in­for­ma­ção foi avan­ça­da pe­lo por­ta-voz do Ga­bi­ne­te Pro­vin­ci­al da Edu­ca­ção na Huí­la, Be­ní­cio Pu­na,

de­cla­ran­do que a ac­ção for­ma­ti­va sur­ge no âm­bi­to da for­ma­ção de pro­fes­so­res, ten­do em con­ta a si­tu­a­ção da Covid-19, com o in­tui­to de dei­xar os qua­dros me­lhor in­for­ma­dos so­bre as me­di­das de pre­ven­ção da do­en­ça, uma vez que fal­tam pou­cos di­as pa­ra o rei­ní­cio das au­las (cin­co de Ou­tu­bro des­te ano).

Ob­ser­vou que após a for­ma­ção, es­ses for­man­dos te­rão de ca­pa­ci­tar ou­tros agen­tes nas lo­ca­li­da­des on­de re­si­dem e es­tes, por sua vez, vão es­tar a for­mar a ní­vel das es­co­las, pa­ra que os pro­fes­so­res te­nham a opor­tu­ni­da­de de sa­ber mais de co­mo li­dar com a si­tu­a­ção da Covid-19 e ac­ci­o­nar os me­ca­nis­mos de pre­ven­ção.

Re­fe­riu que a for­ma­ção es­tá a to­car as­pec­tos li­ga­dos às me­di­das de bi­os­se­gu­ran­ça e in­te­gra­ção tec­no­ló­gi­ca. "Com es­sa ac­ção es­ta­re­mos a cor­res­pon­der com um con­jun­to de pres­su­pos­tos que são acha­dos con­ve­ni­en­tes pe­lo mi­nis­té­rio de tu­te­la, que tam­bém cons­ti­tu­em pre­o­cu­pa­ção do Go­ver­no lo­cal e do ga­bi­ne­te”, con­si­de­rou.

No pre­sen­te ano lec­ti­vo, o Ga­bi­ne­te da Edu­ca­ção na Huí­la tem con­tro­la­do 811.932 alu­nos em 1.913 es­co­las.

O sec­tor con­ta com 18.678 pro­fes­so­res.

No pre­sen­te ano lec­ti­vo, o Ga­bi­ne­te da Edu­ca­ção na Huí­la tem con­tro­la­do 811.932 alu­nos em 1.913 es­co­las

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.