Va­ci­na é a va­ri­nha má­gi­ca

Jornal de Angola - - Destaque -

Em Ju­nho

e Ju­lho, a si­tu­a­ção não me­lho­rou. Se al­guns es­ta­dos re­a­bri­ram e ou­tros co­me­ça­ram um per­cur­so gra­du­al nes­se sen­ti­do, o pa­no­ra­ma a ní­vel na­ci­o­nal era mau. No dia 17 de Ju­lho, os EUA ba­te­ram um re­cor­de de ca­sos di­ag­nos­ti­ca­dos num só dia: 77.638. O uso de más­ca­ra era re­co­men­da­do e o seu uso nos trans­por­tes pú­bli­cos ti­nha si­do aprovado no Con­gres­so.

Des­de Abril que Trump vi­nha des­va­lo­ri­zan­do o uso de más­ca­ra. Só foi vis­to a usar uma nos bas­ti­do­res de uma vi­si­ta a uma fá­bri­ca, em 22 de Maio. Em pú­bli­co, nun­ca sur­gia com a pro­tec­ção fa­ci­al. Pe­lo con­trá­rio, Joe Bi­den, que se tor­na­ria o can­di­da­to ofi­ci­al dos de­mo­cra­tas à pre­si­dên­cia, sur­gia pe­ran­te os ame­ri­ca­nos com más­ca­ra.

Com mais de seis mi­lhões de ca­sos no fi­nal de Agos­to, os EUA en­tra­vam nu­ma fa­se com­pli­ca­da, com a dis­pu­ta elei­to­ral a ga­nhar for­ça com a pro­xi­mi­da­de das pre­si­den­ci­ais e os pro­tes­tos an­ti-ra­cis­tas - após a mor­te de ne­gros pe­la po­lí­cia - a in­va­di­rem as ru­as. Em Agos­to, o con­tá­gio co­me­çou a di­mi­nuir nos Es­ta­dos Uni­dos e, nes­te Se­tem­bro, a mé­dia diá­ria de in­fec­ções e mor­tes é mui­to me­nor. Trump faz co­mí­ci­os em lo­cais fe­cha­dos, on­de as re­gras sa­ni­tá­ri­as nem sem­pre são cum­pri­das.

Ape­sar dos nú­me­ros, Trump afi­nou a sua es­tra­té­gia pa­ra a fa­se se­guin­te: a va­ci­na pas­sou a ser a sua va­ri­nha má­gi­ca. Pro­me­teu que iria es­tar dis­po­ní­vel ain­da es­te ano, o que ain­da as­se­gu­ra, em­bo­ra já ad­mi­ta que só che­ga­rá a to­dos os ame­ri­ca­nos em Abril de 2021. E man­tém o “ini­mi­go ex­ter­no”: a Chi­na foi a cau­sa­do­ra de tu­do, co­mo ago­ra re­a­fir­mou o pe­di­do à ONU pa­ra que san­ci­o­ne o país asiá­ti­co, por não ter aler­ta­do pa­ra os ris­cos re­ais da pro­pa­ga­ção do no­vo co­ro­na­ví­rus e por ter “ocul­ta­do fac­tos re­le­van­tes”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.