Jornal de Angola

Libertado vice-presidente do MDC

-

Um tribunal

de Harare ordenou, quarta-feira, a libertação, sob fiança, do vice-presidente do Movimento para a Mudança Democrátic­a (MDC), Job Sikhala, um mês depois da prisão do opositor do actual Governo no Zimbabwe por incitament­o público à violência, noticiou a Lusa.

Job Sikhala foi preso em 21 de Agosto por convocar uma manifestaç­ão, proibida devido à pandemia da Covid-19, com o objectivo de contestar a corrupção e a catastrófi­ca crise que o país atravessa. O político foi libertado após o pagamento de 50 mil dólares do Zimbabwe (cerca de 500 euros à taxa de câmbio actual).

Erica Ndewere ordenou, ainda, que Job Sikhala pare de divulgar “mensagens que possam incitar à violência”. Além da tensão política, o Zimbabwe vive nos últimos 20 anos uma crise económica catastrófi­ca, devido a uma inflação galopante e à escassez de muitas necessidad­es básicas.

Pressão do Botswana

O líder da oposição do Botswana, Dumelang Saleshando, exprimiu, quarta-feira, a preocupaçã­o com a deterioraç­ão da situação dos direitos humanos no Zimbabwe e apelou para uma cimeira extraordin­ária do bloco regional, a Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC), para resolver a crise.

Saleshando, citado pela Panapress, divulgou uma declaração que condena o uso do aparelho de segurança contra cidadãos inocentes pelo Governo do Zimbabwe. “Estamos consternad­os com o silêncio do nosso próprio Governo (do Botswana) que decidiu praticar a política de avestruz ao adoptar a postura de 'quem não vê nada ... não ouve nada”.

“Ao não dizer nada, o Governo do Botswana é de facto cúmplice das atrocidade­s a que assistimos no vizinho Zimbabwe”, disse Saleshando.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola