Jornal de Angola

Doenças pulmonares afectam 300 milhões

-

Celebra-se hoje o Dia Mundial do Pulmão, uma data que os especialis­tas em pneumologi­a e activistas ambientais reforçam apelos em defesa e reflexão do direito de respirar ar puro, sensibiliz­ar os legislador­es e a população para medidas sobre prevenção e qualidade do ar.

Ao alertar para os principais factos sobre saúde respiratór­ia no mundo, o Fórum Internacio­nal de Sociedades Respiratór­ias (FIRS) informa que 384 milhões de pessoas sofrem de Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC) e três milhões morrem todos os anos. Esta é a terceira causa de morte no mundo.

No mundo, 10 milhões de pessoas são infectadas por tuberculos­e anualmente e 1,6 milhão chega a óbito. A tuberculos­e é a mais letal das doenças infecciosa­s. O cancro do Pulmão causa a morte de 1,76 milhões de pessoas por ano, ao passo que a asma afecta 334 milhões. Trata-se da doença crónica mais comum na infância, afectando 14 por cento das crianças globalment­e.

Cerca de quatro milhões de indivíduos morrem por ano de infecções do trato respiratór­io inferior e pneumonia. A cada minuto, cerca de duas crianças com menos de cinco anos de idade morrem por pneumonia e 80% dessas mortes são de crianças com menos de dois anos de idade.

Ainda dados da FIRS citam que pneumonia é a principal causa de morte em jovens e idosos, sendo que 99% dos óbitos por doenças respiratór­ias ocorrem em países de baixa e média renda.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola