Do­en­ças pul­mo­na­res afec­tam 300 mi­lhões

Jornal de Angola - - Sociedade -

Ce­le­bra-se ho­je o Dia Mun­di­al do Pul­mão, uma da­ta que os es­pe­ci­a­lis­tas em pneu­mo­lo­gia e ac­ti­vis­tas am­bi­en­tais re­for­çam ape­los em de­fe­sa e re­fle­xão do di­rei­to de res­pi­rar ar pu­ro, sen­si­bi­li­zar os le­gis­la­do­res e a po­pu­la­ção pa­ra me­di­das so­bre pre­ven­ção e qua­li­da­de do ar.

Ao aler­tar pa­ra os prin­ci­pais fac­tos so­bre saú­de res­pi­ra­tó­ria no mun­do, o Fó­rum In­ter­na­ci­o­nal de So­ci­e­da­des Res­pi­ra­tó­ri­as (FIRS) in­for­ma que 384 mi­lhões de pes­so­as so­frem de Do­en­ça Pul­mo­nar Obs­tru­ti­va Cró­ni­ca (DPOC) e três mi­lhões mor­rem to­dos os anos. Es­ta é a ter­cei­ra cau­sa de mor­te no mun­do.

No mun­do, 10 mi­lhões de pes­so­as são in­fec­ta­das por tu­ber­cu­lo­se anu­al­men­te e 1,6 mi­lhão che­ga a óbi­to. A tu­ber­cu­lo­se é a mais le­tal das do­en­ças in­fec­ci­o­sas. O can­cro do Pul­mão cau­sa a mor­te de 1,76 mi­lhões de pes­so­as por ano, ao pas­so que a as­ma afec­ta 334 mi­lhões. Tra­ta-se da do­en­ça cró­ni­ca mais co­mum na in­fân­cia, afec­tan­do 14 por cen­to das cri­an­ças glo­bal­men­te.

Cer­ca de qu­a­tro mi­lhões de in­di­ví­du­os mor­rem por ano de in­fec­ções do tra­to res­pi­ra­tó­rio in­fe­ri­or e pneu­mo­nia. A ca­da mi­nu­to, cer­ca de du­as cri­an­ças com me­nos de cin­co anos de ida­de mor­rem por pneu­mo­nia e 80% des­sas mor­tes são de cri­an­ças com me­nos de dois anos de ida­de.

Ain­da dados da FIRS ci­tam que pneu­mo­nia é a prin­ci­pal cau­sa de mor­te em jo­vens e ido­sos, sen­do que 99% dos óbi­tos por do­en­ças res­pi­ra­tó­ri­as ocor­rem em paí­ses de bai­xa e mé­dia ren­da.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola

© PressReader. All rights reserved.