Jornal de Angola

No­va cen­tra­li­da­de é er­gui­da no Ben­go

- Nova · Israel · Porto · Futebol Clube do Porto · Agostinho da Silva

Uma no­va cen­tra­li­da­de com mil ha­bi­ta­ções, fi­nan­ci­a­da pe­lo Es­ta­do de Is­ra­el, se­rá cons­truí­da na pro­vín­cia do Ben­go, anun­ci­ou, on­tem, em Ca­xi­to, a se­cre­tá­ria de Es­ta­do das Obras Pú­bli­cas e Or­de­na­men­to do Ter­ri­tó­rio, Ana de Car­va­lho, ci­ta­da pe­la An­gop.

A cen­tra­li­da­de do Ben­go vai subs­ti­tuir o pro­jec­to ha­bi­ta­ci­o­nal da Açu­ca­rei­ra (que pre­via a cons­tru­ção de 212 apar­ta­men­tos T3), cu­jo lan­ça­men­to da 1ª pe­dra acon­te­ceu em Agos­to de 2017, mas de­vi­do à fal­ta de fi­nan­ci­a­men­to e do vis­to do Tri­bu­nal de Con­tas nun­ca foi exe­cu­ta­do.

Sem avan­çar a da­ta pa­ra a sua exe­cu­ção, a res­pon­sá­vel re­ve­lou à im­pren­sa que o pro­jec­to vai com­por­tar edi­fí­ci­os de três pi­sos, mo­ra­di­as ge­mi­na­das e iso­la­das, es­co­las, pos­tos mé­di­cos, cen­tros de saú­de, in­fan­tá­rio, es­qua­dra po­li­ci­al en­tre ou­tros ser­vi­ços so­ci­ais.

Ana de Car­va­lho dis­se que já exis­te um fi­nan­ci­a­men­to pa­ra a exe­cu­ção do pro­jec­to ha­bi­ta­ci­o­nal no Ben­go e, nes­te mo­men­to, es­tá-se a tra­ba­lhar na iden­ti­fi­ca­ção do no­vo espaço.

A de­le­ga­ção do Mi­nis­té­rio das Obras Pú­bli­cas e Or­de­na­men­to do Ter­ri­tó­rio ins­pec­ci­o­nou três zo­nas ur­ba­nís­ti­cas do Por­to Qui­pi­ri e Qui­xi­que­la, com 270 hec­ta­res, do Lem­be­ca (160 hec­ta­res) e das Ma­bu­bas (300 hec­ta­res), to­dos no mu­ni­cí­pio do Dan­de.

Por seu tur­no, o vi­ce­go­ver­na­dor pa­ra In­fra-es­tru­tu­ras da pro­vín­cia do Ben­go, Agos­ti­nho da Sil­va, con­si­de­rou um ga­nho pa­ra a cir­cuns­cri­ção a efec­ti­va­ção des­te pro­jec­to ha­bi­ta­ci­o­nal, vis­to que mui­tos ha­bi­tan­tes da re­gião ain­da se de­ba­tem com o pro­ble­ma da aqui­si­ção da casa pró­pria.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola