Jornal de Angola

“Um Presidente muito corajoso

-

Lucas Ngonda, deputado e líder da FNLA, considera o Presidente João Lourenço um político muito corajoso, que empreendeu uma batalha contra a sua própria família política.

“O Presidente João Lourenço teve a coragem de combater a corrupção, mas tem grandes dificuldad­es, porque se trata de limpar a sua própria casa”, afirmou.

Para ser credível, do ponto de vista nacional e internacio­nal, acrescento­u, o Presidente da República deve vencer a batalha contra a corrupção. Lucas Ngonda reconheceu que, em três anos, João Lourenço “não podia fazer muita coisa, porque, primeiro, tinha de preparar o espaço da sua intervençã­o política”, disse, lembrando que o ex-Presidente José Eduardo dos Santos “fez 39 anos e não é fácil endireitar o que se estragou durante aqueles anos”.

O deputado considera positivos os três anos de mandato do Presidente da República: “Conseguiu levantar muitas questões que antes eram tabu e está a tentar desbravar os grandes problemas de Angola”.

Lucas Ngonda destacou, ainda, o facto de, pela primeira vez no país, se assistir ao julgamento de altos dirigentes. “Isto dá credibilid­ade aos investidor­es que vão acreditar que, em Angola, a justiça realmente funciona e vão ter segurança nos investimen­tos “, salientou.

Para Lucas Ngonda, João Lourenço encontrou o país numa situação difícil, devido à crise económica. O deputado considerou a transmissã­o dos debates em directo no Parlamento e o anúncio da realização das eleições autárquica­s como ganho positivo da governação de João Lourenço.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola