Jornal de Angola

Pe­dro Da­la pro­me­te im­pug­nar ac­tos de Ngon­da

- Politics · Plano · National Liberation Front of Angola · Angola

O se­cre­ta­ri­a­do do Bu­re­au Po­lí­ti­co da FNLA, fi­el ao se­cre­tá­rio-ge­ral sus­pen­so, Pe­dro Da­la, pro­me­te re­me­ter, den­tro de di­as, ao Tri­bu­nal Cons­ti­tu­ci­o­nal, uma ac­ção pa­ra a im­pug­na­ção da IX reu­nião or­di­ná­ria do ór­gão de cú­pu­la do par­ti­do, re­a­li­za­da no dia 21 des­te mês, sob ori­en­ta­ção do pre­si­den­te, Lu­cas Ngon­da.

Es­ta é uma das de­ci­sões de uma reu­nião do “se­cre­ta­ri­a­do do Bu­re­au Po­lí­ti­co” li­de­ra­do por Pe­dro Da­la, re­a­li­za­da, na quin­ta-fei­ra, cu­jo co­mu­ni­ca­do fi­nal foi en­vi­a­do ape­nas on­tem, ao Jor­nal de An­go­la. Os par­ti­ci­pan­tes ao en­con­tro jus­ti­fi­cam a me­di­da por, su­pos­ta­men­te, a reu­nião di­ri­gi­da por Lu­cas Ngon­da es­tar “ei­va­da de mui­tas ir­re­gu­la­ri­da­des”, quer a ní­vel ad­mi­nis­tra­ti­vo, quer ju­rí­di­co-le­gal.

“O se­cre­ta­ri­a­do do Bu­re­au Po­lí­ti­co la­men­tou o fac­to de o Bu­re­au Po­lí­ti­co ter per­mi­ti­do que o pre­si­den­te Lu­cas Ngon­da, em se­de do ór­gão, apre­sen­tas­se uma in­for­ma­ção oral so­bre a des­ti­tui­ção do se­cre­tá­rio-ge­ral, ao in­vés de um re­la­tó­rio dis­ci­pli­nar, co­mo ori­en­tam os es­ta­tu­tos do par­ti­do”, exem­pli­fi­ca o “ór­gão exe­cu­ti­vo” da FNLA, no co­mu­ni­ca­do.

O se­cre­tá­rio-ge­ral da FNLA foi sus­pen­so, no dia 26 de Agos­to, por su­pos­ta vi­o­la­ção do pac­to de uni­da­de e cri­a­ção de um gru­po que pre­ten­dia afas­tar Lu­cas Ngon­da da di­rec­ção do par­ti­do. Na úl­ti­ma se­gun­da­fei­ra, o Bu­re­au Po­lí­ti­co con­vo­cou, pa­ra os di­as 28 e 29 de Ou­tu­bro, uma reu­nião do Co­mi­té Cen­tral pa­ra pro­nun­ci­ar-se so­bre o le­van­ta­men­to da sus­pen­são de Pe­dro Da­la ou a sua de­mis­são.

Con­fi­an­ça no Tri­bu­nal

Pe­dro Da­la e a equi­pa di­zem de­po­si­tar “ple­na con­fi­an­ça” ao Tri­bu­nal Cons­ti­tu­ci­o­nal, pois en­ten­de ser um “ór­gão idó­neo e im­par­ci­al, com pro­fis­si­o­nais qua­li­fi­ca­dos e mui­ta ex­pe­ri­ên­cia em ma­té­ria ju­rí­di­ca e cons­ti­tu­ci­o­nal, bem co­mo pre­o­cu­pa­dos em de­fen­der a de­mo­cra­cia e as leis vi­gen­tes no país”.

Na reu­nião, apre­ci­a­ram o “Pla­no Na­ci­o­nal de Sal­va­ção da FNLA”, uma pla­ta­for­ma con­jun­ta en­tre as par­tes sig­na­tá­ri­as do pac­to de uni­da­de do par­ti­do e ou­tras sen­si­bi­li­da­des in­te­res­sa­das no en­ten­di­men­to de­fi­ni­ti­vo en­tre to­dos os mi­li­tan­tes da or­ga­ni­za­ção.

A pla­ta­for­ma vi­sa, fun­da­men­tal­men­te, a ges­tão e ad­mi­nis­tra­ção da FNLA, co­mo ga­ran­tia da di­na­mi­za­ção das es­tru­tu­ras e do bom fun­ci­o­na­men­to do par­ti­do, du­ran­te o pe­río­do de ro­tu­ra na li­de­ran­ça, até à re­a­li­za­ção do quin­to congresso or­di­ná­rio, mar­ca­do pa­ra os di­as 16, 17 e 18 de Agos­to do pró­xi­mo ano.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola