Jornal de Angola

So­nan­gol de­nun­cia “acu­sa­ções fal­sas”

- Crime · Isabel dos Santos · Santos · European Parliament

A So­nan­gol con­si­de­rou “fal­sas” as acu­sa­ções de uma quei­xa en­vi­a­da a 11 de Se­tem­bro a vá­ri­os re­gu­la­do­res in­ter­na­ci­o­nais por Má­rio Lei­te da Sil­va, an­ti­go assessor da em­pre­sá­ria Isa­bel dos San­tos, nu­ma no­ta de im­pren­sa dis­tri­buí­da on­tem às re­dac­ções.

No do­cu­men­to, a So­nan­gol de­cla­ra re­fu­tar to­das as acu­sa­ções que lhe são di­ri­gi­das “por se­rem fal­sas”, con­si­de­ran­do que “as ale­ga­ções apre­sen­ta­das na di­ta de­nún­cia es­tão a ser dis­cu­ti­das em se­de pró­pria”.

A em­pre­sa re­a­fir­mou es­tar a aguar­dar pe­lo des­fe­cho dos pro­ces­sos ju­di­ci­ais em cur­so, mas as­se­gu­rou que man­tém-se dis­po­ní­vel pa­ra pres­tar to­dos os es­cla­re­ci­men­tos, além dos já pres­ta­dos em tais pro­ces­sos.

A So­nan­gol su­bli­nhou que to­mou co­nhe­ci­men­to da ale­ga­da de­nún­cia, di­ri­gi­da por Má­rio Lei­te da Sil­va a vá­ri­as ins­ti­tui­ções de cré­di­to, ban­cos cen­trais, re­gu­la­do­res ban­cá­ri­os e, in­clu­si­va­men­te, às co­mis­sões de As­sun­tos Ju­rí­di­cos e de Pe­ti­ções do Par­la­men­to Eu­ro­peu, atra­vés da co­mu­ni­ca­ção so­ci­al.

O an­ti­go assessor da em­pre­sá­ria Isa­bel dos San­tos na So­nan­gol qu­ei­xou-se jun­to de re­gu­la­do­res in­ter­na­ci­o­nais so­bre um con­tra­to fal­so que te­rá le­sa­do a pe­tro­lí­fe­ra an­go­la­na em 193 mi­lhões de eu­ros em 2005.

Em cau­sa es­tá o acor­do da So­nan­gol, en­tão li­de­ra­da por Ma­nu­el Vi­cen­te, com a Amorim Ener­gia pa­ra en­tra­da no ca­pi­tal da Galp.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola