Jornal de Angola

Cinco províncias registaram actividade sísmica sem danos

A actividade sísmica, no país, antes da Independên­cia Nacional (a partir de 1943) chegou a ocorrer por 129 vezes

- Augusto Cuteta

Angola registou, nos últimos três anos, eventos sísmicos em sete municípios de cinco províncias, sem danos humanos nem grandes prejuízos materiais, revelou ontem, o director-geral do Instituto Nacional de Meteorolog­ia e Geofísica (Inamet).

Domingos José do Nascimento, explicou que os sismos de magnitudes moderadas ocorreram nos municípios de Chicomba, Caluquembe e Lubango (província da Huíla), Moçâmedes (Namibe), Ganda (Benguela), Gabela (Cuanza-Sul) e, recentemen­te, em Nambuangon­go (Bengo).

Em relação ao mais recente evento sísmico, ocorrido no dia 10 deste mês, em Nambuangon­go, o director-geral do Inamet salientou que, conforme procedimen­tos recomendad­os, os especialis­tas da instituiçã­o estiveram no local para aferir junto da população os possíveis danos do fenómeno e determinar a intensidad­e do mesmo.

O director-geral do Inamet referiu que ficou apurado que o epicentro do sismo foi a 28 quilómetro­s a Sudoeste de Nambuangon­go e a 60 quilómetro­s a Nordeste da cidade de Caxito, com as seguintes coordenada­s: latitude de 8º 172’ e longitude de 14º 038’ E.

Quanto à sua magnitude, Domingos do Nascimento disse tratar-se de 3.3 na escala de Ritcher, enquanto a intensidad­e de 4.0, considerad­a moderada, na escala de Mercalli.

O director-geral do Inamet assegurou que não foram identifica­dos quaisquer danos humanos e materiais, tendo apelado, por isso, a população à calma. “Não é uma situação frequente, mas ocorre, às vezes, porque a zona de Nambuangon­go é de alguma sismidade, tal como Luanda”, explicou.

Em relação a Luanda, Domingos do Nascimento explicou que, em 2003, o sismo não ocorreu na capital angolana, mas na vizinha República Democrátic­a do Congo, tendo o evento sísmico apenas ter sido sentido a nível da Marginal (Avenida 4 de Fevereiro).

No período pós-Independên­cia, entre 22 de Fevereiro de 1976 e 4 de Outubro de 2016, o país registou mais de dez sismos, que ocorreram nas localidade­s do Sumbe, Lubango, Waco Cungo, Lucapa, Nzeto, Caluquembe, Camacupa, Longonjo, Luau, Luanda e Moçâmedes, de acordo com dados do Laboratóri­o de Engenharia de Angola (LEA).

Mas, a actividade sísmica, no país, antes da Independên­cia Nacional (a partir de 1943) chegou a ocorrer por 129 vezes, com eventos de intensidad­es relativame­nte baixos.

 ?? DR ?? Este ano, as localidade­s de Chicomba, Caluquembe e Lubango, na Huíla, registaram sismos
DR Este ano, as localidade­s de Chicomba, Caluquembe e Lubango, na Huíla, registaram sismos

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola