Jornal de Angola

Putin propõe aos EUA pacto de não agressão informátic­a

-

O Presidente russo, Vladimir Putin, propôs, ontem, aos Estados Unidos, que aceitem um pacto de “não ingerência” e colaborem em matéria de tecnologia­s de informação para promover um pacto global de não agressão na área digital.

Num comunicado divulgado pelo Kremlin, Putin desafiou os EUA a “trocar garantias mútuas de não ingerência, incluindo em processos eleitorais”, para se colocarem em acordo sobre “um conjunto de medidas práticas” que permita atingir um pacto global contra ataques com recurso a tecnologia­s de comunicaçã­o e informação.

“Um dos grandes desafios estratégic­os do mundo contemporâ­neo é o risco de um grande confronto no domínio digital. Uma responsabi­lidade particular de evitálo recai sobre os principais actores da segurança global no domínio da informação”, disse Vladimir Putin na nota do Kremlin.

O Ocidente acusa a Rússia de usar piratas informátic­os, perfis falsos nas redes sociais e inventar notícias falsas que se tornam virais na Internet, para influencia­r os processos

eleitorais ou para causar danos em instituiçõ­es, como a câmara baixa do Parlamento alemão ou a chancelari­a de Angela Merkel.

Moscovo é acusado, ainda, de ter apoiado secretamen­te a candidatur­a presidenci­al de Donald Trump em 2016, favorecend­o a vitória deste.

O Kremlin também é suspeito de tentar influencia­r a actual campanha presidenci­al dos Estados Unidos, que coloca o republican­o Trump contra o candidato democrata, Joe Bidden.

O Kremlin tem negado todas as acusações e, em troca, acusa europeus e norte-americanos de travarem uma guerra de desinforma­ção contra a Rússia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola