Jornal de Angola

Pu­tin pro­põe aos EUA pac­to de não agres­são in­for­má­ti­ca

- US Elections · Politics · US Politics · United States of America · Vladimir Putin · Vladimir · domain name · Russia · Bundestag of Germany · Angela Merkel · Moscow · Donald Trump · Joe (singer) · Informatica Corporation

O Pre­si­den­te rus­so, Vla­di­mir Pu­tin, propôs, on­tem, aos Es­ta­dos Uni­dos, que acei­tem um pac­to de “não in­ge­rên­cia” e co­la­bo­rem em ma­té­ria de tec­no­lo­gi­as de in­for­ma­ção pa­ra pro­mo­ver um pac­to glo­bal de não agres­são na área di­gi­tal.

Num co­mu­ni­ca­do di­vul­ga­do pe­lo Krem­lin, Pu­tin de­sa­fi­ou os EUA a “tro­car ga­ran­ti­as mú­tu­as de não in­ge­rên­cia, in­cluin­do em pro­ces­sos elei­to­rais”, pa­ra se co­lo­ca­rem em acor­do so­bre “um con­jun­to de me­di­das prá­ti­cas” que per­mi­ta atin­gir um pac­to glo­bal con­tra ata­ques com re­cur­so a tec­no­lo­gi­as de co­mu­ni­ca­ção e in­for­ma­ção.

“Um dos gran­des de­sa­fi­os es­tra­té­gi­cos do mun­do con­tem­po­râ­neo é o ris­co de um gran­de con­fron­to no do­mí­nio di­gi­tal. Uma res­pon­sa­bi­li­da­de par­ti­cu­lar de evi­tá­lo re­cai so­bre os prin­ci­pais ac­to­res da se­gu­ran­ça glo­bal no do­mí­nio da in­for­ma­ção”, dis­se Vla­di­mir Pu­tin na no­ta do Krem­lin.

O Oci­den­te acu­sa a Rús­sia de usar pi­ra­tas in­for­má­ti­cos, per­fis fal­sos nas redes so­ci­ais e in­ven­tar no­tí­ci­as fal­sas que se tor­nam vi­rais na In­ter­net, pa­ra in­flu­en­ci­ar os pro­ces­sos

elei­to­rais ou pa­ra cau­sar da­nos em ins­ti­tui­ções, co­mo a câ­ma­ra bai­xa do Par­la­men­to ale­mão ou a chan­ce­la­ria de An­ge­la Mer­kel.

Mos­co­vo é acu­sa­do, ain­da, de ter apoi­a­do se­cre­ta­men­te a can­di­da­tu­ra pre­si­den­ci­al de Do­nald Trump em 2016, fa­vo­re­cen­do a vi­tó­ria des­te.

O Krem­lin tam­bém é sus­pei­to de ten­tar in­flu­en­ci­ar a ac­tu­al cam­pa­nha pre­si­den­ci­al dos Es­ta­dos Uni­dos, que co­lo­ca o re­pu­bli­ca­no Trump con­tra o can­di­da­to de­mo­cra­ta, Joe Bid­den.

O Krem­lin tem ne­ga­do to­das as acu­sa­ções e, em tro­ca, acu­sa eu­ro­peus e nor­te-ame­ri­ca­nos de tra­va­rem uma guer­ra de de­sin­for­ma­ção con­tra a Rús­sia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola