Jornal de Angola

Obras da cidade do Lubango executadas em 85 por cento

- Arão Martins | Lubango

As obras de infra-estruturas integradas em curso na cidade do Lubango estão executadas em 85 por cento, com a inauguraçã­o, ontem, de mais dois troços, pelo ministro das Obras Públicas e Ordenament­o do Território.

.Falando à imprensa, no final das inauguraçõ­es nos municípios da Chibia e Lubango, Manuel Tavares de Almeida elogiou a qualidade das obras.

“É um exemplo a seguir e saímos daqui muito satisfeito­s com as inauguraçõ­es e com a qualidade das obras que constatámo­s”, disse o ministro.

Ontem, foi inaugurada a Avenida Lopo do Nascimento, que liga o Cine Arco-Íris ao desvio da rotunda, que dá acesso ao Complexo Turístico e Desportivo de Nossa Senhora do Monte, numa extensão de mais de 1.600 metros, com quatro faixas de rodagem de três metros, duas em cada sentido, além do Jardim do Rio Mukufi. Com 5.090 metros quadrados, o jardim tem, entre outros equipament­os, quadra de basquetebo­l, zona de restauraçã­o, com três lojas e esplanadas.

“São com realizaçõe­s como estas, do Executivo, que aos poucos se vai cumprindo o legado deixado pelo Dr. António Agostinho Neto, de resolver os problemas do povo. É o que constatámo­s. São infra-estruturas duradoras e com qualidade para servir a população do Lubango”, afirmou.

O ministro sublinhou a importânci­a das vias na melhoria da mobilidade urbana e das condições de vida da população do Lubango.

capitais do país estão em obras, assegurou o ministro das Obras Públicas e Ordenament­o do Território, Manuel Tavares de Almeida, tendo acrescenta­do que, além das cidades, decorrem trabalhos nas vias rodoviária­s, fundamenta­lmente.

“Temos em execução o Plano de Salvação de Estradas, que teve algum abrandamen­to, agora, devido aos efeitos da Covid-19 no país, que impediu a circulação, mas está a ser retomado e está em

Acrescento­u que as acções vão continuar. “Além das vias urbanas, podemos constatar que há um grande esforço de fazer áreas de lazer para a população, fundamenta­lmente para os jovens”, indicou.

Estas obras, acrescento­u, estão a ser feitas com a utilização do material local, o que realça, ainda mais, o projecto. “É preciso cuidar bem deste património público que está a ser colocado à disposição de todos”, defendeu, sublinhand­o as acções de iluminação pública,sistemas de saneamento básico, entre outros.

“Não podemos destruir estas infra-estruturas, pois são para servir a comunidade”, ressaltou, acrescenta­ndo ser imperioso aconselhar os jovens a não danificare­m os bens erguidos com fundos público. 80 por cento de execução, do pacote de contratos”. O governante acrescento­u que as autoridade­s competente­s estão a tratar de pô-los todos a funcionar para, o mais breve possível, ter essas vias, que estavam a correr risco de degradação total, recuperada­s e oferecer melhores condições aos utentes. “Já podemos apreciar, em alguns pontos do país, essas melhorias. Mas pretendemo­s estender esse desiderato a todo o território nacional”, disse o ministro.

 ?? ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUÍLA ?? Avenida Lopo do Nascimento foi aberta ontem ao trânsito, depois de alargada e melhorada
ARÃO MARTINS | EDIÇÕES NOVEMBRO | HUÍLA Avenida Lopo do Nascimento foi aberta ontem ao trânsito, depois de alargada e melhorada
 ??  ?? Todas as cidades
Todas as cidades

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola