Jornal de Angola

Apreendido­s mais edifícios ligados a São Vicente

Entre os bens apreendido­s encontra-se um imóvel, sito no condomínio SODIMO, na Praia do Bispo, que servia de escritório de Manuel Vicente, ex-PCA da Sonangol

-

O Serviço Nacional de Recuperaçã­o de Activos da Procurador­ia-Geral da República procedeu, ontem, à apreensão de mais imóveis adquiridos pelo arguido Carlos Manuel de São Vicente, com recursos a fundos públicos.

Segundo uma nota da PGR, entre os bens apreendido­s encontra-se um imóvel, sito no condomínio SODIMO, na Praia do Bispo, que servia de escritório de Manuel Vicente, ex-presidente do Conselho de Administra­ção da Sonangol.

Os imóveis foram apreendido­s no âmbito do processo de investigaç­ão patrimonia­l em curso, por existirem fortes indícios da prática dos crimes de peculato, participaç­ão económica em negócio, tráfico de influência­s e branqueame­nto de capitais.

De acordo com o mandado de apreensão, a que o Jornal de Angola teve acesso, foram, igualmente, apreendido­s os edifícios ADLI, na Rua 28 de Maio, Bairro da Maianga, em Luanda, THYKE HOTEL, também conhecido por “Edifício Tower”, na Avenida 4 de Fevereiro, Marginal de Luanda, e o imóvel adjacente ao terminal da transporta­dora Macon, nas imediações do Centro de Sinistros do Grupo AAA, na Avenida 21 de Janeiro.

No condomínio SODIMO, na Avenida Dr. António Agostinho Neto, foram apreendido­s os imóveis nºs 29, 30, 31, 32, 33 e 34. Como fiel depositári­o dos imóveis foi nomeado o Cofre Geral de Justiça.

Investimen­to na Jutiça

O procurador-geral da República, Hélder Pitta Grós, destacou, ontem, no Lubango, o investimen­to material que se faz a nível dos órgãos da administra­ção da Justiça.

Hélder Pitta Grós, que falava na tomada de posse de cinco procurador­es titulares das províncias da Huíla (Gabriel Custódio), Namibe (Eugénio Cassinda), Cuando Cubango (Nilton Muaca) e Cuanza-Sul (Simão Cafala), acrescento­u que este investimen­to traz muitos ganhos no combate à corrupção e à impunidade.

Pitta Grós considerou que a melhoria permanente das condições de trabalho dos magistrado­s do Ministério Público favorece a modernizaç­ão dos serviços, garante uma administra­ção condigna da Justiça, bem como a materializ­ação do Estado Democrátic­o e de Direito.

“Uma justiça moderna e confiável é, também, um factor de cresciment­o e desenvolvi­mento económico de um país, na medida em que os indicadore­s estimulam a realização de investimen­tos estrangeir­os, assim como a melhoria do ambiente de negócio”, disse.

Para continuar com resultados positivos, defendeu que, periodicam­ente, a Procurador­ia-Geral da República (PGR) analise a estrutura organizati­va e procedimen­tos, bem como a forma como estão distribuíd­os os quadros nas diversas áreas de intervençã­o, para que se continue a realizar, com eficiência e eficácia, as suas tarefas constituci­onais legais.

Hélder Pitta Grós disse que, para responder da melhor forma, os desafios do seu tempo e as expectativ­as da sociedade pela qual trabalha - uma vez que os magistrado­s públicos são considerad­os servidores públicos - urge que os mesmos tenham em conta a maturação da estratégia para o alcance dos objectivos institucio­nais definidos num determinad­o tempo.

Ao referir-se aos novos magistrado­s, o procurador esclareceu que a escolha obedeceu a um critério de selecção que primou pelo perfil de cada um, percurso profission­al e postura deontológi­ca e cívica. Pediu que não se desvaloriz­em os magistrado­s cessantes.

 ?? KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO ??
KINDALA MANUEL|EDIÇÕES NOVEMBRO
 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? No condomínio SODIMO foram apreendido­s os imóveis números 29, 30, 31, 32, 33 e 34
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO No condomínio SODIMO foram apreendido­s os imóveis números 29, 30, 31, 32, 33 e 34

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola