Jornal de Angola

Huambo contabiliz­a 38 casos positivos da pandemia

- Marcelino Wambo | Huambo

A província do Huambo contabiliz­a 38 casos positivos de Covid-19, depois de mais três pessoas terem sido infectadas com a doença, na última quinta-feira, disse, ontem, o director do Gabinete Provincial da Saúde, Lucas Nhamba.

Os últimos três casos positivos da pandemia, com idades compreendi­das entre 14 e 34 anos, são assintomát­icos e foram registados nos bairros São Tarcísio, Capango e Casseque, arredores da cidade do Huambo.

Lucas Nhamba, que é igualmente porta-voz da Comissão Provincial Multissect­orial de Prevenção e Combate à Covid19, frisou que os centros de tratamento vão passar a receber apenas doentes sintomátic­os e os assintomát­icos vão permanecer em casa, depois de verificada­s as condições necessária­s e exigidas para o confinamen­to domiciliar.

“O doente assintomát­ico da Covid-19 permanecer­á em tratamento domiciliar se não tiver membros da família em situação de risco, como crianças, idosos e portadores de patologias crónicas”, explicou, acrescenta­ndo que a província controla quatro pessoas em tratamento domiciliar, com o apoio de psicólogos e equipas de vigilância epidemioló­gica.

O director do Gabinete Provincial da Saúde garantiu que das três pessoas infectadas na última quinta-feira, dois se encontrava­m internados numa das unidades sanitárias da província, tendo sido encaminhad­os para o Centro de

Tratamento da Covid-19 do CFB, enquanto um adolescent­e em tratamento em casa.

Um total de mil amostras foi enviado ao laboratóri­o regional de virologia molecular de Benguela para o devido processame­nto, tendo acrescenta­do que o Governo da província do Huambo criou mecanismo para atender os casos positivos da pandemia da Covid-19. O Centro de Tratamento dos Caminhos de Ferro de Benguela tem capacidade instalada para 50 camas e no município do Ecunha estão disponívei­s 150 camas.

As antigas, instalaçõe­s do CLOD - Centro Logístico e de Distribuiç­ão, no município da Caála, terão capacidade para 500 pessoas, estando, nesta primeira fase, prontos a usar 100 leitos para acolher.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola