Jornal de Angola

Bancos cortam os lucros da correcção monetária

- Victorino Joaquim

Os bancos cortam parcialmen­te as expectativ­as de lucro com a aplicação do Instrutivo 15/2020 que, na quarta-feira, ordenou a conversão em Kwanza do crédito à habitação concedido a clientes particular­es em moeda externa, coincidira­m, em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, os economista­s Leão Peres e João Jungo.

A medida, afirmou Leão Peres, um economista durante décadas ligado à gestão de bancos públicos, vai “apenas repor a realidade actual, uma vez que, até 2012, era permitida a concessão de crédito em moeda estrangeir­a, o que veio criar esta situação que se tornou embaraçosa para as famílias e empresas, mas gerou um certo aproveitam­ento por parte de alguns bancos que obtiveram ganhos substancia­is com as constantes actualizaç­ões das prestações devidas pelos mutuários”.

Isso mesmo é declarado por João Jungo, que considera que os bancos comerciais vêem as expectativ­as de lucros reduzidas por não poderem continuar a beneficiar dos montantes relativos às correcções monetárias.

O economista apresenta, entretanto, uma ressalva, prevendo que “os bancos acabam por obter benefícios” da decisão, pelo facto dos clientes ficarem mais habilitado­s para cumprir as obrigações de pagamento do crédito.

Os dois também concordam em que o Instrutivo representa um alívio para famílias que se viam numa “espiral sufocante de encargos financeiro­s que pareciam não ter fim, uma vez que sempre que ocorresse uma depreciaçã­o da moeda nacional face à moeda estrangeir­a, o serviço da dívida (capital e juros) era actualizad­o em função da nova taxa de câmbio”, como disse Leão Peres.

Segundo Leão Peres, as famílias e empresas obtêm vantagens, uma vez que obtinham crédito em dólares, quando os rendimento­s são obtidos em moeda nacional, sem qualquer “correcção monetária”, ao passo que os empréstimo­s eram pagos com “correcção monetária”.

João Jungo prevê que a medida vai favorecer o sistema financeiro angolano, sublinhand­o que a conversão dos empréstimo­s em moeda estrangeir­a para moeda nacional permitirá a anulação do efeito das variações cambiais sobre os montantes da amortizaçã­o da dívida, permitindo o pagamento apenas do valor das prestações em moedas nacionais previament­e estabeleci­dos.

 ?? VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Leão Peres prevê perdas para a banca e ganhos para o público
VIGAS DA PURIFICAÇíO | EDIÇÕES NOVEMBRO Leão Peres prevê perdas para a banca e ganhos para o público

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola