Jornal de Angola

Compromiss­os pelo continente africano

Ao longo dos três anos, o Presidente João Lourenço viajou por países africanos, para honrar compromiss­os diversos. Seguem-se alguns dos eventos que o fizeram deslocar-se de Angola

- Santos Vilola

Maio de 2019: Posse de Ramaphosa

OChefedeEs­tado,JoãoLouren­ço, assistiu, em Pretória, à investidur­a do Presidente da África do Sul, Cyril Ramaphosa, eleito pelo Parlamento, depois da vitória do Congresso Nacional Africano (ANC,nasiglaing­lesa),naseleiçõe­s nacionais de 8 de Maio.

João Lourenço, acompanhad­o da Primeira-Dama, Ana

Dias Lourenço, teve um lugar na tribuna de honra do estádio desportivo Loftus Versfeld, ao lado de outros estadistas dos países membros da Comunidade de Desenvolvi­mento da África Austral (SADC) e de representa­ntes das Nações Unidas e da União Africana.

Março de 2020: Namíbia

Já estava o mundo em plena pandemia, quando o Presidente da República decidiu ir testemunha­r a posse do homólogo de um país vizinho e com laços fortes na luta pela independên­cia.

O Chefe de Estado chegou a esbater publicamen­te críticas e insinuaçõe­s à volta da sua viagem à Namíbia, onde testemunho­u a investidur­a do Presidente Hage Geingob, para um segundo mandato de cinco anos.

“As relações entre os dois países são sobejament­e conhecidas. Mais do que de amizade, são relações de irmandade”, disse o Presidente da República.

Maio de 2018: Cooperação com a Zâmbia

O Chefe de Estado, João Lourenço, efectuou uma visita oficial de dois dias à Zâmbia, com o objectivo de reforçar a amizade e a cooperação entre os dois Estados.

Testemunha­das pelos respectivo­s Presidente, delegações dos dois países mantiveram conversaçõ­es bilaterais, no fim das quais foram assinados acordos nos domínios do Turismo, da supressão de vistos em passaporte­s ordinários, diplomátic­os e de serviço e um acordo para assegurar a cooperação e assistênci­a mútua administra­tiva em matéria aduaneira.

Angola e Zâmbia assinaram ainda um acordo de segurança e ordem pública e um protocolo de cooperação no domínio da Agricultur­a.

 ?? KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
KINDALA MANUEL | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola