Jornal de Angola

Ta­ba­co cul­pa­do por uma em ca­da cin­co mor­tes por do­en­ça car­di­o­vas­cu­lar

- Health · Medicine · World Health Organization

Re­la­tó­rio da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de re­fe­re que 1,9 mi­lhões de pes­so­as mor­rem to­dos os anos de­vi­do ao ta­ba­co.

Cer­ca de 20 por cen­to das mor­tes por do­en­ças car­di­o­vas­cu­la­res são cau­sa­das pe­lo ta­ba­co, se­gun­do um re­la­tó­rio da Or­ga­ni­za­ção Mun­di­al da Saú­de (OMS), di­vul­ga­do ter­ça-fei­ra. Por ano mor­rem cer­ca de 1,9 mi­lhões de pes­so­as por es­te mo­ti­vo.

Se­gun­do o re­la­tó­rio, em que par­ti­ci­pa­ram tam­bém a Fe­de­ra­ção Mun­di­al do Co­ra­ção e a uni­ver­si­da­de aus­tra­li­a­na de New­cas­tle, os qua­se dois mi­lhões de mor­tes re­gis­ta­dos anu­al­men­te equi­va­lem a uma em ca­da cin­co mor­tes por do­en­ça car­di­o­vas­cu­lar.

Em fa­ce des­tes da­dos, os au­to­res ape­lam a que as pes­so­as dei­xem de fu­mar, su­bli­nha­do que os fu­ma­do­res têm uma mai­or pro­ba­bi­li­da­de de so­fre­rem um epi­só­dio car­di­o­vas­cu­lar agu­do em ida­de jo­vem, em com­pa­ra­ção com os não fu­ma­do­res.

Subs­cre­ver

“Fu­mar só al­guns ci­gar­ros por dia, fa­zê-lo oca­si­o­nal­men­te ou até a ex­po­si­ção pas­si­va ao fu­mo au­men­tam o ris­co de do­en­ças car­di­o­vas­cu­la­res”, exor­ta a OMS em co­mu­ni­ca­do, acres­cen­tan­do que dei­xar de fu­mar per­mi­te re­du­zir o ris­co em cer­ca de 50 por cen­to, ao fi­nal de um ano.

Pa­ra o pre­si­den­te do Gru­po de Es­pe­ci­a­lis­tas em Ta­ba­co da Fe­de­ra­ção Mun­di­al do Co­ra­ção, os ser­vi­ços de saú­de de­vem tra­ba­lhar tam­bém na so­lu­ção pa­ra es­te pro­ble­ma e os pró­pri­os mé­di­cos car­di­o­lo­gis­tas de­vem ser trei­na­dos nes­se sen­ti­do.

“Ten­do em con­ta o ac­tu­al ní­vel de evi­dên­cia so­bre o ta­ba­co e a saú­de car­di­o­vas­cu­lar, e os be­ne­fí­ci­os pa­ra a saú­de de dei­xar de fu­mar, não dis­po­ni­bi­li­zar ser­vi­ços de ces­sa­ção a pa­ci­en­tes com do­en­ças car­di­o­vas­cu­la­res po­de ser con­si­de­ra­do ne­gli­gên­cia mé­di­ca”, con­si­de­rou Edu­ar­do Bi­an­co.

Mes­mo sem ser fu­ma­do, o ta­ba­co é res­pon­sá­vel por cer­ca de 200 mil mor­tes de do­en­ça co­ro­ná­ria to­dos os anos, e até os ci­gar­ros elec­tró­ni­cos fa­zem au­men­tar a pres­são ar­te­ri­al, au­men­tan­do, con­se­quen­te­men­te, o ris­co da do­en­ça car­di­o­vas­cu­lar.

 ?? JAIMAGENS/FO­TÓ­GRA­FO ?? Ví­cio do ci­gar­ro é pre­ju­di­ci­al à saú­de de mi­lhões de pes­so­as
JAIMAGENS/FO­TÓ­GRA­FO Ví­cio do ci­gar­ro é pre­ju­di­ci­al à saú­de de mi­lhões de pes­so­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola