Jornal de Angola

Director para Angola chega amanhã ao país

-

O volume de operações de cedência de liquidez em moeda nacional junto do Banco Nacional de Angola (BNA) abrandou 34,5 por cento na semana que terminou a 18 de Setembro, quando caíram para uma média de 20,3 mil milhões de kwanzas, que se compara com a de 31 mil milhões da semana anterior.

De acordo com dados divulgados pelo BNA na sexta-feira, naquela semana, foram negociados cerca de 60.995 milhões de kwanzas na maturidade overnight, ao longo de três dias. No período anterior, as transacçõe­s situaram-se em 93.274 milhões de kwanzas.

As transacçõe­s, realizadas por via de uma Facilidade Permanente de Cedência de Liquidez, destinam-se a que operadores comerciais recorram ao BNA a fim de obterem crédito para financiare­m as actividade­s.

Evolução no interbancá­rio

Naquele mesmo período, os bancos realizaram entre si 66 operações de cedência e tomada de liquidez em moeda nacional no montante de 263,3 mil milhões de kwanzas, de acordo com os dados publicados no site do BNA na Internet.

As operações ocorreram nos três primeiros dias úteis da semana que terminou a 18 de Setembro, marcada pela observação do feriado consagrado ao Dia do Herói Nacional, correspond­endo a 59.250 milhões de kwanzas no primeiro dia, bem como 69.800 e 134.250 milhões nos dois dias seguintes.

Segundo os dados, o volume das transacçõe­s daquele período foi inferior em 23,6 por cento ao da semana precedente, quando foram negociados 344,6 mil milhões de kwanzas em operações de cedência e tomada de liquidez no mercado interbancá­rio.

O BNA declarou que as operações em moeda nacional foram realizadas à taxa de juro média de 12,75 por cento ao ano, o que se compara com a taxa média de 13,01 por cento da semana anterior.

 ?? DR ?? Queda das operações coincide com a observação de feriado
DR Queda das operações coincide com a observação de feriado

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola