Jornal de Angola

Vítima de Covid-19 esteve no Lubango e manteve contactos em Menongue

Maria de Fátima morreu a caminho do Hospital Geral do Cuando Cubango, um mês depois de ter regressado da província da Huíla

- Weza Pascoal | Menongue

A cidade de Menongue, província do Cuando Cubango, registou, sexta-feira, o segundo caso de morte por Covid-19, em que foi vítima a cidadã Maria de Fátima, 37 anos de idade.

Falando ao Jornal de Angola, o director municipal de Saúde, João Chihinga, explicou que Maria de Fátima morreu a caminho do Hospital Geral do Cuando Cubango, um mês depois de ter regressado da província da Huíla, para onde se deslocava regularmen­te.

João Chihinga acrescento­u que, em finais de Agosto, a vítima esteve na cidade do Lubango, onde supostamen­te terá contraído a doença. Depois de regressar a Menongue, disse, a vítima continuou a levar uma vida normal, mantendo contacto com familiares e amigos próximos, até manifestar os sinais da doença.

“Na segunda-feira, Maria de Fátima apresentav­a sintomas como febre alta, tosse e dificuldad­e respiratór­ia. Infelizmen­te, acabou por falecer à entrada do Hospital Geral do Cuando Cubango. Os técnicos de saúde fizeram o teste rápido que deu positivo e de seguida fizeram a colheita da amostra para o teste de Biologia Molecular em Benguela, cujo resultado foi positivo ao novo coronavíru­s”, explicou.

O director municipal de Saúde fez saber que todas as pessoas que tiveram contacto com a malograda no bairro Futungo, local onde residia, são potenciais portadores da Covid-19 e que vão ser testadas nos próximos dias para confirmar o estado serológico.

João Chihinga referiu que, neste momento, cumprem quarentena institucio­nal mais de 60 pessoas que tiveram contacto com os dois casos positivos de Covid19,

que infelizmen­te acabaram em óbito.

A casa de Maria de Fátima, o Hospital Geral, a residência dos médicos militares e o bairro das 45 casas estão, nesta altura, sob cerca sanitária.

Sensibiliz­ação

O Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desportos no Cuando Cubango está a levar a cabo uma campanha massiva de sensibiliz­ação da população, informando sobre os riscos da doença, prevenção, formas de contágio, no sentido de as pessoas pautarem pela protecção individual.

O director daquele gabinete, Afonso Rafael Ndala, disse que, em colaboraçã­o com o Gabinete Provincial de Saúde, foram formados 800 jovens, que estão a trabalhar na sensibiliz­ação das crianças, jovens e adultos para se protegerem do novo coronavíru­s.

“É necessário o cumpriment­o de todas as medidas de prevenção, como a lavagem das mãos, o distanciam­ento físico, uso correcto da máscara e o isolamento social”, referiu.

A campanha de sensibiliz­ação, assegurou, será extensiva às aldeias e bairros de outros municípios da província, como Cuito Cuanavale e Cuchi, para que as pessoas optem pela prevenção individual, de modo a evitar a proliferaç­ão da doença.

“Na segunda-feira, Maria de Fátima apresentav­a sintomas como febre alta, tosse e dificuldad­e respiratór­ia. Infelizmen­te, acabou por falecer à entrada do Hospital Geral do Cuando Cubango

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola