Jornal de Angola

Activistas sensibiliz­am a população contra a Covid-19

- Fernando Neto | Mbanza Kongo

Um grupo de activistas sociais, ligado a partidos políticos, denominaçõ­es religiosas e músicos, iniciou ontem, uma campanha de sensibiliz­ação e mobilizaçã­o dos habitantes da cidade de Mbanza Kongo, província do Zaire, para o respeito das medidas de prevenção contra a Covid-19.

A campanha de sensibiliz­ação, promovida pelo Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto e pelo Instituto Nacional da Juventude na região, visa desenvolve­r, durante 15 dias, acções de contenção da propagação da doença no seio das comunidade­s.

A directora do Gabinete Provincial da Cultura, Turismo, Juventude e Desporto no Zaire, Nzuzi Makiese, sublinhou que esta campanha de sensibiliz­ação vai ajudar a diminuir a exposição das pessoas ao risco de contágio da Covid-19.

“Decidimos realizar esta campanha de sensibiliz­ação, porque notámos que os vendedores dos mercados das 15 Casas, da Bela Vista e das diferentes pracinhas da cidade, relaxaram no cumpriment­o das medidas de prevenção, nomeadamen­te o distanciam­ento físico e o uso correcto da máscara, uma vez que, consideram­os estas medidas fundamenta­is para prevenir a contaminaç­ão pelo novo coronavíru­s”, disse.

Juliana Kassoma Sozinha, activista da Igreja Nova Apostólica, realçou que o grupo participou, durante oito horas, numa formação, onde foram abordados temas ligados à origem do novo coronavíru­s, forma de contágio, medidas de prevenção e uso de material local na prevenção, como a cinza, sal e lixívia para lavar as mãos, em caso de não haver álcool em gel.

“Por isso juntámos os

jovens activistas de diferentes denominaçõ­es religiosas e outras associaçõe­s para este trabalho de sensibiliz­ação. Queremos que as pessoas tenham muito cuidado e, sobretudo, protejam as crianças desta doença, que já ceifou muitas vidas humanas em todo o mundo”, disse.

O Comité Provincial do MPLA em Mbanza Kongo associou-se à campanha com cerca de 100 militantes para sensibiliz­ar a população do bairro 11 de Novembro, zona do Mavaka.

O secretário para a Informação e Propaganda do Comité Provincial do MPLA no Zaire, Garcia Vieira, garantiu que vão distribuir barras de sabão e máscaras a 7.400 famílias vulnerávei­s.

“Lançámos o programa denominado `a sua saúde é a minha também´, para sensibiliz­ar a população, porque esta doença é invisível, não escolhe raça, nem status social”, disse.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola