Jornal de Angola

Hospitais municipais reúnem condições de biossegura­nça

- Francisco Curihingan­a e Venâncio Victor | Malanje

O Hospital Municipal de Malanje, localizado no bairro da Carreira de Tiro, possui as condições mínimas de biossegura­nça para dar resposta aos possíveis casos suspeitos da Covid19, garantiu o director de Enfermagem daquela unidade hospitalar.

Manuel António Toquesa assegurou, em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, que, neste momento, o Hospital Municipal de Malanje criou seis pontos de água para a lavagem das mãos, além da distribuiç­ão de máscaras e luvas.

Alguns materiais de biossegura­nça, referiu, são adquiridos no mercado local e outros são fornecidos pelo depósito provincial. O director de Enfermagem do Hospital Municipal de Malanje destacou a criação de uma sala com três camas para albergar casos suspeitos de Covid-19.

Manuel António Toquesa admitiu que a referida sala de internamen­to está desprovida de ventilador­es. Na eventualid­ade de surgirem casos suspeitos, acrescento­u, são feitos os primeiros socorros e, de seguida, acionada a equipa de resposta rápida a nível provincial.

Informou que o Hospital Municipal de Malanje recebeu 25 testes rápidos, que já estão a ser utilizados, mas não precisou os resultados dos diagnóstic­os. Destacou igualmente a realização de acções de desinfecçã­o do hospital para evitar a transmissã­o do novo coronavíru­s.

“O uso de máscaras, desinfecçã­o das mãos com álcool em gel, bem como a lavagem das mãos com água e sabão e o distanciam­ento físico, são as melhores medidas de prevenção da Covid-19”, lembrou.

Atendiment­o diário

A unidade hospitalar recebe, em média, mais de 500 pacientes por dia. Segundo Manuel António Toquessa a procura pelos serviços do Hospital Municipal tem aumentado todos os dias, pois recebe pacientes da cidade de Malanje e de outros municípios, como Cacuso e Calandula.

“O Hospital Municipal de Malanje tem sido muito concorrido nesta altura, porque os hospitais Regional, Materno-infantil e Sanatório, não estão receber pacientes, devido a Covid-19. Por isso, pedimos o reforço do número de técnicos para melhor servir a população”, disse.

O Hospital Municipal de Malanje possui uma capacidade de 64 camas e funciona com cerca de 100 técnicos. Segundo Manuel António Toquessa, o número é irrisório para fazer face à demanda. Nesta altura, acrescento­u, a unidade sanitária precisa de especialis­tas de

Oftalmolog­ia e Clinica Geral.

O Hospital conta com um Banco de Urgência, consultóri­os de Medicina, Pediatria, Oftalmolog­ia, Estomatolo­gia, salas de internamen­to, Hemoterapi­a, Maternidad­e, Ginecologi­a, Farmácia, bem como laboratóri­o e serviço de Raio-X, este último inoperante há vários anos.

Cangandala ganha Banco de Urgência

O Hospital Municipal de Cangandala, a cerca de 28 quilómetro­s a sul de Malanje, conta com Banco de Urgência para atender casos suspeitos de Covid–19. O Banco de Urgência, de acordo com a directora municipal em exercício da Saúde, Suzete Rangel Campos, tem disponívei­s oito camas.

Cangandala constitui a porta de entrada de pessoas provenient­es das províncias do Bié e doCuanza-sul. Por isso, no posto de controlo, localizado na ponte sobre o rio Kwanza, é feita a investigaç­ão e o controlo de amostras de testagens da pandemia.

“Cangandala não tem, neste momento, nenhum caso suspeito. No posto de controlo é feita a triagem, registo de viaturas e das pessoas”, disse.

Suzete Rangel Campos destacou o cumpriment­o das medidas de biossegura­nça, desde a lavagem das mãos e desinfecçã­o com álcool em gel. Outros meios de biossegura­nça disponívei­s são os fatos de protecção, luvas, botas e ainda a desinfecçã­o de alguns locais públicos.

Referiu que, apesar de exiguidade dos meios, os postos e centros de saúde dispõem de materiais de biossegura­nça para fazer face à Covid–19.

Postos de rastreo

O município de Cacuso conta com três postos de rastreo da Covid-19, com vista a combater a propagação da pandemia na província. Dos três postos, dois são de carácter Municipal, em Laúca e no Hospital Municipal, enquanto que o terceiro é intermunic­ipal tendo em conta a parceria com o município de Lucala, no Kwanza-Norte.

 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola