Jornal de Angola

Tito Martins derrota opositor com “cabazada”

- António Cristóvão

Tito Martins, concorrent­e da lista B e presidente cessante da Federação Angolana de Xadrez (FAX), foi reconduzid­o, ontem, para mais um mandato de quatro anos, referente ao ciclo olímpico 2020/24, com triunfo de 48 votos a favor contra três do candidato da lista A, Domingos Ferraz, e houve abstenção da Associação Provincial do Moxico.

O acto eleitoral realizouse de forma presencial na sede da FAX, no bairro Maculusso, em Luanda, e online nos restantes círculos provinciai­s.

António Assis, vice-presidente e mandatário da lista B, mostrou-se feliz com a vitória e reafirmou a aposta do elenco vencedor na obtenção do primeiro título de Grande Mestre por um atleta nacional, na realização de torneios anuais e levar o xadrez às escolas.

“É uma vitória boa. O eleitorado votou certo e reconheceu que o xadrez precisa de pessoas idóneas, para dar continuida­de aos projectos da Federação”, disse à imprensa, depois da divulgação dos resultados definitivo­s do sufrágio.

António Assis anunciou que a prioridade, após o triunfo nas urnas, vai para a preparação da Selecção Nacional Absoluta, visando a participaç­ão no torneio Zonal 4.5 Online, a ter lugar de 9 a 20 de Outubro. “A prioridade vai ser a divulgação da convocatór­ia da Selecção Nacional, no sentido de estarmos preparados para vencer a competição”, declarou.

No pleito passado, Tito Martins derrotou Raimundo Ricardo (ex-director nacional dos Desportos). Antes, tinha perdido nas urnas com Fernando Coelho, por quatro votos contra cinco do adversário, para o ciclo olímpico de 1999 a 2007.

Emílio Manuel, mandatário da lista A, saudou o vencedor, mas lamentou o tempo insuficien­te para trabalhar na “caça” ao voto. “Devemos dar os parabéns ao vencedor. É difícil fazer um processo nas condições em que o realizámos, devido ao tempo reduzido de trabalho de sensibiliz­ação para o voto”, alertou.

De acordo com o presidente da Comissão Eleitoral, o Mestre FIDE João Francisco, a cerimónia de tomada de posse realiza-se em data a anunciar, pelo elenco reeleito.

 ?? | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
| EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola