Jornal de Angola

Comissão Eleitoral “chumba” candidatur­a de Albina Luísa

Disputa pelo “cadeirão” máximo da entidade reitora do futebol será entre cinco candidatos com a saída da corrida de uma lista

- António de Brito

A Comissão Eleitoral (CE) “chumbou”, na sexta-feira, a lista da candidata Albina Guilhermin­a Luísa, antiga administra­dora do Distrito Urbano do Kilamba Kiaxi e vice-presidente cessante, cabeça de lista do ex-candidato Dino Paulo, por falta de registos criminais em mais de quatro processos, visando as eleições de 14 de Novembro na Federação Angolana de Futebol (FAF), para o quadriénio 2020/2024.

Segundo o regulament­o eleitoral, no seu artigo 30º, com o título Fundamento­s para Rejeição das Listas. Na alínea g), esclarece que a ausência de qualquer documento referido no artigo 24º do Regulament­o Eleitoral serve de fundamento legal para a rejeição da lista. Foi com este instrument­o jurídico que a CE rejeitou a lista da candidata.

As listas foram abertas sob o olhar atento do presidente da Comissão Eleitoral, Gilberto Magalhães, do secretário

Domingos Torres “Didi” e da escrutinad­ora Olinda França, bem como na presença dos mandatário­s dos candidatos à presidênci­a da FAF.

Em relação ao sucedido, o Jornal de Angola procurou ouvir a reacção de Dino Paulo, mas sem qualquer sucesso. O antigo director executivo da FAF, talvez por precipitaç­ão, pelo facto de não ter concluído o mandato na direcção cessante liderada por Artur Almeida, entendeu indicar como cabeça de lista Albina Guilhermin­a Luísa.

Sendo assim, o pleito eleitoral no órgão reitor do futebol angolano fica restringid­o a cinco candidatos, nomeadamen­te Fernando da Trindade Jordão, lista A, Norberto de Castro, B, Artur Almeida e Silva,C, António Gomes, D, e José Alberto Macaia, E.

No entanto, as listas candidatas têm até ao dia 5 de Outubro para suprirem os documentos que acharem necessário­s, sendo que a Comissão Eleitoral faz a publicação das listas a 8 do mesmo mês.

Contactado pelo Jornal de Angola, Domingos Torres “Didi”, secretário da Comissão Eleitoral, disse que “a abertura das listas decorreu num clima de harmonia, e que os candidatos estavam serenos”. Temos a lamentar, a situação da lista da senhora Albina Guilhermin­a Luísa, por apresentar insuficiên­cias de documentos. A lei é bem clara. Na falta de apenas um documento, a lista é rejeitada”, afirmou o membro da CE.

Campanha eleitoral

Durante um mês, de 11 de Outubro a 11 de Novembro, os candidatos à presidênci­a da FAF vão percorrer o país, com o intuito de “caçar” votos dos eleitores, associaçõe­s provinciai­s e clubes.

Os candidatos Fernando da Trindade Jordão, José Alberto Macaia, Norberto de Castro, António Gomes e Artur Almeida e Silva estão prontos para o processo eleitoral, pelo que se espera uma luta renhida pela disputa do “cadeirão máximo” da FAF.

da FAF), que integra José Neves (presidente do Conselho Técnico Desportivo da FAF), Célio Mendes e Carlos Salumbombo (representa­ntes dos clubes da I Divisão Nacional), Inácio Cândido (vogal do Conselho de Arbitragem da FAF) e José Faria (vogal do Conselho de Disciplina da FAF).

No período 2009/2011, Alves Simões foi director do Gabinete das Selecções Nacionais de Futebol. Depois, em 2012, coordenou a Comissão de Gestão do Interclube, onde já tinha exercido o cargo de presidente de direcção do grémio afecto à Polícia Nacional, durante 12 anos.

O sorteio do Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola'2020/21, foi realizado no dia 16 deste mês, com participaç­ões presenciai­s e online (via plataforma Zoom).

 ?? ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO |CABINDA ?? Agentes da modalidade vão passar no crivo as diferentes propostas a serem apresentad­as
ANTÓNIO SOARES | EDIÇÕES NOVEMBRO |CABINDA Agentes da modalidade vão passar no crivo as diferentes propostas a serem apresentad­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola