Jornal de Angola

Direcção do Núcleo foi empossada sexta-feira

-

O presidente do Núcleo Provincial da Associação de Árbitros de Luanda, Diogo João, tomou posse, na sextafeira, no auditório da escola N'jinga Mbande, para o quadriénio 2020/24, depois do pleito decorrido no dia 29 de Agosto.

O acto, presenciad­o pelo director municipal da Cultura, Manuel Dala de Sousa, em representa­ção da Comissão Administra­tiva da Cidade de Luanda, contou as presenças de João Osvaldo, secretário-geral da Associação Provincial de Futebol, árbitros, atletas e dirigentes desportivo­s.

Em declaraçõe­s ao Jornal de Angola, Diogo João disse que o desafio é combater as injustiças contra os árbitros. “Qualquer um fala mal dos árbitros e ninguém faz nada. Vamos combater essas injustiças, apostar na formação deles, em particular no domínio das línguas inglesa, francesa e espanhol”.

Diogo João acrescento­u que vai trabalhar com os clubes, para dirimir os problemas que afectam a classe. “Vamos trabalhar com os clubes, porque eles desenvolve­m um papel fundamenta­l no trabalho dos árbitros. Os jogadores da formação vão ter princípios de leis de jogo a partir da base, e quando atingirem os seniores não terão problemas de interpreta­ção”, esclareceu.

O dirigente pretende trabalhar com as instituiçõ­es desportiva­s e governamen­tais, para suportar o futuro dos filiados. “Os árbitros quando terminam a carreira, muitos deles não sabem o que fazer. Vamos trabalhar para o seguro pós-carreira, e criar um posto médico, no sentido de, em caso de lesões graves, poderem ser socorridos”, frisou.

O Núcleo de Árbitros Luanda é composto por Diogo João (presidente), Tânia Adão (vice-presidente) e Malaquias Cama (secretário-geral).

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola