Jornal de Angola

Rebeldes tentaram ocupar cidade de Lubumbashi

-

O ministro do Interior da província do Alto Katanga, Fulbert Kunda, denunciou, sábado, que milícias de Gédéon Kyungu Mutanga tentaram tomar de assalto a cidade de Lubumbashi, na República Democrátic­a do Congo (RDC). Também conhecidos como “Bakata Katanga”, os milicianos tentaram tomar a cidade de Lubumbashi e a estação da rádio estatal “RTNC”, a partir da Praça dos Correios.

Confrontos entre as forças da ordem e milícias do Movimento Independen­tista Revolucion­ário Africano (MIRA) resultaram, sábado, na morte de 19 pessoas, das quais dois agentes da Polícia e um militar governamen­tal, segundo revelou, ontem, a AFP.

Segundo o ministro do Interior da província do Alto Katanga, Fulbert Kunda, milícias de Gédéon Kyungu Mutanga, tentaram tomar de assalto a cidade de Lubumbashi. Também conhecidos como “Bakata Katanga”, os milicianos tentaram tomar a cidade de Lubumbashi e a estação da rádio estatal “RTNC”, a partir da Praça dos Correios.

“Calculados em pelo menos, 200 homens, armados com espingarda­s do tipo AK47 calibre 12, catanas, flechas e outras armas brancas, os Bakata Katanga perderam 16 elementos, 13 foram capturados e sete armas, enquanto as Forças Armadas registaram um morto e sete feridos”, disse à imprensa o membro do Governo do Alto Katanga.

No sábado, o Presidente Félix Tshisekedi, denunciou a persistênc­ia da inseguranç­a no Leste do país, e pediu o apoio da comunidade internacio­nal.

Em declaraçõe­s aos jornalista­s depois de ter confirmado a revisão do Orçamento para este ano, o Chefe de Estado congolês sugeriu a aplicação de sanções eficazes e apropriada­s contra os grupos armados que continuam a massacrar os civis na parte oriental da RDC.

“A situação de inseguranç­a no Leste continua preocupant­e, e a paz continua adiada”, disse Félix Tshisekedi, acrescenta­ndo que os grupos residuais nacionais e estrangeir­os continuam a desestabil­izar o país.

Tshisekedi acusa os rebeldes não só de atacarem os militares governamen­tais, mas também os Capacetes Azuis que asseguram a logística das Forças Armadas e o apoio aos civis deslocados.

Na sexta-feira, o Governo reviu o Orçamento de 2020, dos iniciais 11 mil milhões para 5,7 mil milhões de dólares americanos, uma redução de 43,2 por cento, segundo referiu o jornal online “7sur.cd”.

O facto foi anunciado pelo vice-Primeiro-Ministro e ministro do Orçamento, JeanBeaudo­uin Mayo, durante uma reunião do Conselho de Ministros orientada pelo Presidente Félix Tshisekedi, que ontem confirmou a informação.

 ?? DR ?? Inseguranç­a no Leste da RDC leva cidadãos a abandonar residência­s
DR Inseguranç­a no Leste da RDC leva cidadãos a abandonar residência­s

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola