Jornal de Angola

Cidade de Luanda necessita de quatro mil autocarros

De acordo com o director dos Transporte­s, a capital angolana tem actualment­e 325 autocarros que circulam em 109 rotas reservadas aos transporte­s urbanos, à tarifa de 50 kwanzas por passageiro

- Edivaldo Cristóvão

Luanda necessita de quatro mil autocarros para acabar com as enchentes nas paragens, afirmou ontem, o director do Gabinete Provincial de Transporte­s, Tráfego e Mobilidade Urbana do Governo Provincial, Amadeu Campos.

De acordo com o director dos Transporte­s, Luanda tem nesta altura 325 autocarros que circulam em 109 rotas para os transporte­s urbanos, com uma tarifa de 50 kwanzas por passageiro. “Segundo o

Plano Director de Luanda de 2015, previa-se a distribuiç­ão de 1.800 autocarros, mas hoje, com a expansão do território, são necessário­s mais de quatro mil meios para atender a população”, referiu.

Amadeu Campos atribui as enchentes nas paragens a vários factores, como a redução em 50 por cento da capacidade dos autocarros e dos táxis em função da situação de calamidade pública, além do encurtamen­to das rotas por parte dos taxistas.

A previsão, referiu, é aumentar a lotação para 75 por cento da capacidade dos autocarros a partir do dia 1 de Outubro, na mesma altura em que deverão ser implementa­dos corredores ou faixas exclusivas para os transporte­s públicos nas avenidas 21 de Janeiro, Pedro de Castro Van-Dúnem "Loy", Deolinda Rodrigues , estradas da Samba e de Cacuaco, assim como na via expressa Fidel Castro Ruz. “A intenção é aumentar a velocidade comercial, o número de viagens e diminuir o tempo de espera nas paragens, bem como a poluição ambiental”, realçou.

Amadeu Campos pediu às operadoras privadas de transporte­s para contribuír­em com o aumento de autocarros em Luanda, sublinhand­o que esta situação não depende apenas do Governo Provincial de Luanda.

Anunciou que está agendada para esta semana uma reunião com a Associação dos Taxistas de Luanda (ATL), no sentido de se chegar a um acordo para evitar a especulaçã­o dos preços e o encurtamen­to das rotas.

 ??  ??
 ??  ??

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola