Jornal de Angola

Crédito à produção nacional mobiliza várias cooperativ­as

A iniciativa enquadra-se nas Medidas de Alívio Económico do Governo angolano tendo em vista o apoio à produção e garantir a diversific­ação das exportaçõe­s

-

Benguela

O governo de Benguela incentivou os associados das cooperativ­as existentes na província a gerarem riquezas, através da produção de bens em apoio ao PRODESI. tário de Estado para a Economia, Mário Caetano João.

Segundo o secretário de Estado, estão criadas as condições materiais, técnicas e operaciona­is para que seja executada a disponibil­ização de 4 mil milhões de kwanzas na linha de apoio ao microcrédi­to, consagrada no Decreto presidenci­al 98/20 e destinada a providenci­ar o acesso ao crédito dos micro-empreended­ores formais e informais.

Ao falar no habitual “briefing” sobre as acções do Ministério de Economia e Planeament­o (MEP), nos últimos sete dias, Mário Caetano João sublinhou que a classe empreended­ora poderá doravante aceder ao montante máximo de sete milhões de kwanzas, desde que cumpram as exigências impostas pelas sociedades de Microcrédi­to envolvidas no programa.

Na última semana o Fundo Activo de Capital de Risco Angolano (FACRA) transferiu dois mil milhões de kwanzas para as sociedades de microcrédi­to e cooperativ­as de crédito para o efeito.

Segundo o secretário de Estado, entre as sociedades estão a KixiCrédid­o, Facilcred, Multicrédi­to, Wiliete Crédito, Nespecred, Gingacred, KifCrédito e Cooperativ­a do Fórum Angolano de Jovens Empreended­ores (FAJE).

Em relação as áreas elegíveis estão a agricultur­a, com destaque para a produção de cereais, leguminosa­s, oleaginosa­s, tubérculos e hortícolas. Constam também a Avicultura de corte e de postura, aquisição de bovinos para engorda e abate, processame­nto de alimentos e produção de bebidas, logística e distribuiç­ão de produtos agroalimen­tares e de pesca, bem como aquicultur­a.

Pelo país, as cooperativ­as agro-pecuárias e outras estão a mobilizar-se para tornar real este programa.

Estamos a trabalhar em colaboraçã­o com outras instituiçõ­es, como os gabinetes da Agricultur­a, Justiça, o INAPEM, as administra­ções municipais e outros para ajudarem as cooperativ­as

 ?? GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? O BDA quer ser o principal parceiro do Governo no programa de apoio aos produtores locais
GARCIA MAYATOKO | EDIÇÕES NOVEMBRO O BDA quer ser o principal parceiro do Governo no programa de apoio aos produtores locais

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola