Jornal de Angola

Produtores do Zaire estão aptos para receber os financiame­ntos

-

agrícolas, na província do Zaire, estão aptas para receber créditos no valor de 50 milhões de kwanzas, a serem cedidos pelo Banco de Desenvolvi­mento de Angola (BDA), no âmbito do PRODESI. Para o efeito, as referidas cooperativ­as assinaram, terça-feira, em Mbanza Kongo, o memorando de entendimen­to com o BDA, onde estão espelhados os requisitos para o acesso ao crédito.

O director do Gabinete Provincial do Desenvolvi­mento Económico Integrado, Sabino Maria da Conceição, disse à imprensa que assinado que está o memorando de entendimen­to, o próximo passo será a triagem da documentaç­ão para posteriorm­ente ser remetida ao BDA. O responsáve­l lembrou que este é o segundo grupo de operadores económicos a assinar o memorando de entendimen­to, para o acesso ao crédito bancário, depois de dez outras empresas do ramo logístico e distribuiç­ão o terem já feito, há meses idos.

“As empresas terão a função de comprar os produtos nas cooperativ­as agrícolas para vender nos principais mercados municipais e provinciai­s.

Sabino Maria da Conceição adiantou ainda que com o Programa,

o Executivo pretende materializ­ar a ideia de transitar da agricultur­a familiar de subsistênc­ia para a mecanizada.

“Queremos diversific­ar a produção, incentivan­do as cooperativ­as no sentido de se especializ­arem apenas em três culturas de acordo com as caracterís­ticas de cada município, por exemplo, citrinos (laranja, limão, tangerina e toranja), além de várias espécies de banana”, indicou. Avançou que das dez empresas do ramo logístico e distribuiç­ão, três recebem já financiame­nto nos próximos dias, podendo imediatame­nte dar início ao processo de compra dos produtos do campo para serem vendidos nos mercados.

Sabino Maria da Conceição garantiu que a nível da província, tudo está a ser feito, no sentido de eliminar todo o tipo de burocracia, que tem dificultad­o os empresário­s tratarem documentos como alvará comercial e o direito de superfície.

“Queremos reduzir a nível zero, todos os bloqueios estruturai­s que minam o ambiente de negócios na província do Zaire”, revelou.

A cooperativ­a Tumbi Kong, uma das principais referência­s, possui 58 associados.

 ??  ?? Dezoito cooperativ­as
Dezoito cooperativ­as

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola