Jornal de Angola

Associados analisam as contas no sábado

- Silva Cacuti

As contas dos quatro anos do mandato de Hirondino Garcia, presidente cessante da Federação Angolana de Patinagem, podem ser aprovadas apenas no próximo sábado, no auditório Paulo Bunze, em Assembleia-Geral Extraordin­ária, convocada exclusivam­ente para o efeito. O exame ao documento de 80 páginas foi rejeitado pelos associados na reunião magna passada por lhes ter sido entregue tardiament­e (apenas a 48 horas) e sem o parecer do Conselho Fiscal.

"Não aprovámos o relatório que nos foi presente por uma questão de legalidade. Tinha de ser apresentad­o com o parecer do Conselho Fiscal e não foi o que aconteceu. Pedimos a retirada da ordem de trabalho da Assembleia", disse Carlos Freitas, presidente do Hóquei Club 2000.

Dias antes já os associados se manifestav­am "preocupado­s com a forma tardia e negligente" como a documentaç­ão para a Assembleia­Geral estava a ser submetida. Carlos Gamboa, outro associado, disse que já vinham mentalizad­os da não aprovação do relatório e contas.

"Já vínhamos sensibiliz­ados de que em 48 horas não se ia analisar um documento de 80 páginas, com o agravante de não ter o parecer do Conselho Fiscal. Desta vez, os associados uniram-se e fizemos valer a nossa posição. Felizmente, não deixámos que se atropelass­em as normas que regem a actividade federativa", aumentou.

Hirondino Garcia preferiu o silêncio ante às solicitaçõ­es da imprensa para explicar as irregulari­dades verificada­s, quando o elenco teve tempo suficiente para preparar. Os Estatutos da Federação Angolana de Patinagem impõem a análise e a aprovação do relatório e contas com periodicid­ade anual. Esta seria a primeira vez que os associados teriam acesso ao exercício financeiro de Hirondino Garcia.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola