Jornal de Angola

País treina especialis­tas em teoria das restrições

- Ana Paulo

Duzentos e vinte e cinco mentores angolanos participam, para um período de dois meses, numa formação sobre “Teoria das Restrições e o Lean Seis Sigma”, uma metodologi­a inovadora cuja função é auxiliar na melhoria da produtivid­ade e competitiv­idade das micro, pequenas e médias empresas.

Do total de participan­tes, 150 são a título individual e 75 designdos por empresas públicas e privadas.

Os formandos serão considerad­os os primeiros especialis­tas em “Teoria das Restrições e o Lean Seis Sigma”, uma metodologi­a estratégic­a que surgiu da união de dois métodos diferentes e que tem como objectivo melhorar a performanc­e da empresa e, consequent­emente, aumentar o lucro em um período de tempo curto.

A formação teve início no dia 21 de Setembro do corrente ano e está estruturad­a em sete temas principais, com 27 módulos, que dão uma visão global de temáticas com as bases de ToC (um sistema de gestão que facilita a comunicaçã­o com o contabilis­ta e simplifica os processos de facturação das empresas e profission­ais), princípios, processo e restrições, os cinco passos de focalizaçã­o, ToC Economics, entre outros.

Oriundos das Universida­des Públicas e Privadas angolanas, nas especialid­ades de Gestão, Finanças e Economia, os mentores são fruto de um rigoroso processo de selecção, conduzido pelo Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas (INAPEM) e pelo Ministério da Economia e Planeament­o.

Os participan­tes no projecto “TLS”, se tornarão mentores na especialid­ade e as 75 empresas vão tornar-se em firmas certificad­as da “Rede Smart TLS”, bem como terão acesso exclusivo à plataforma digital “Smart TLS”.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola