Jornal de Angola

Hospital de campanha do Soyo é montado nos próximos dias

- Victor Mayala | Soyo

Um hospital de campanha, para o tratamento de casos positivos da Covid-19, com capacidade para 50 camas, vai ser montado, nos próximos dias, no município do Soyo, província do Zaire. Trata-se de uma doação do Governo norte-americano, à luz da cooperação entre os dois países.

Uma delegação da Comissão Multissect­orial de Combate à Covid-19, encabeçada pelo secretário de Estado da Saúde para a Área Hospitalar, Leonardo Inocêncio Europeu, e integrada pelo adido militar da Embaixada norte-americana em Angola, tenente coronel Brent Dodd, esteve, ontem, no Soyo, para constatar as condições do local onde será instalado o hospital.

A infra-estrutura será composta por 10 tendas e vai ser instalada num espaço adjacente ao actual Hospital Municipal do Soyo, no bairro 1º de Maio, compreende­ndo uma área total de dois mil metros quadrados.

O secretário de Estado da Saúde disse que o local escolhido oferece “condições prévias”, como água potável e geradores para assegurar o fornecimen­to de energia eléctrica.

Leonardo Inocêncio Europeu avançou que a unidade hospitalar terá uma área de internamen­to e laboratóri­o de imagiologi­a autónomos.

“É uma vontade do Governo norte-americano doar este hospital de campanha. Sabemos que do ponto de vista epidemioló­gico, o Zaire, em particular o município do Soyo, ocupa o segundo lugar a nível do país, com 117 casos positivos da doença, depois de Luanda, razão pela qual estamos todos atentos a esta província”, referiu.

Ontem, a delegação da Comissão Multissect­orial de Combate à Covid-19 deslocou-se também ao município do Nzeto, para aferir o grau de execução física das obras de construção de outro hospital de campanha, com capacidade para 100 camas.

“Estivemos no município do Nzeto, onde já está em construção outro hospital de campanha, com capacidade para 100 camas, com áreas para pequenas cirurgias, atendiment­o de pacientes graves, cuidados intensivos e hemodiális­e”, disse o secretário de Estado. Sublinhou que as autoridade­s sanitárias estão preocupada­s com a província do Zaire e a construção de dois hospitais de campanha visa garantir maior capacidade de resposta, em termos de prevenção e combate à Covid-19.

“Também trouxemos testes de zaragatoa, num total de 600, para que a província continue a testar a população, não olhando apenas para as empresas petrolífer­as, com vista a termos uma maior visão sobre a situação epidemioló­gica na região”, disse.

O adido militar da Embaixada norte-americana em Angola disse ser uma satisfação enorme do seu país ajudar Angola nos esforços de prevenção e combate à Covid-19, através da doação do hospital de campanha.

O governador provincial, Pedro Makita, agradeceu o gesto de solidaried­ade do Governo americano, ao doar o hospital de campanha, que, segundo ele, representa­rá uma mais-valia no tratamento de doentes da Covid-19 na região. Pedro Makita manifestou preocupaçã­o em relação ao estado actual do Hospital Municipal do Soyo, cujas estruturas devem ser melhoradas, para garantir melhores condições de assistênci­a médica e medicament­osa às populações.

 ?? EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Secretário de Estado Leonardo Inocêncio Europeu
EDIÇÕES NOVEMBRO Secretário de Estado Leonardo Inocêncio Europeu

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola