Jornal de Angola

Ponte sobre o rio Mboba fica concluída em Janeiro

- Fernando Neto | Kuimba

Uma ponte de betão, com sete metros de compriment­o e 11 de largura, está a ser construída sobre o rio Mboba, na zona fronteiriç­a de Minga, na comuna do Luvaka, município do Kuimba, província do Zaire, para facilitar as trocas comerciais com a localidade de Kuzi, República Democrátic­a do Congo (RDC).

As obras, orçadas em 89 milhões, 149 mil e 173 kwanzas, foram consignada­s na terçafeira, num acto orientado pelo director-geral adjunto para as Pontes do Instituto de Estradas de Angola (INEA), Manuel Lituai.

A nova ponte, a ser erguida em quatro meses pela construtor­a TEA-SA, enquadrada no Plano Integrado de Intervençã­o nos Municípios (PIIM), terá duas faixas de rodagem de 4,5 metros cada e um metro de berma em cada sentido.

Manuel Lituai, que trabalha há quatro dias na província do Zaire, para avaliar o estado técnico e de conservaçã­o das pontes, disse que a nova ponte vai facilitar a circulação de pessoas e bens entre Angola e a RDC.

A vice-governador­a do Zaire para o Sector Técnico e InfraEstru­turas, Ângela Diogo, disse que a ponte sobre o rio Mboba faz parte de um pacote de acções que a província procura realizar para facilitar o transporte de equipament­os e material de construção às comunidade­s fronteiriç­as.

“Precisamos melhorar a ligação rodoviária entre as sedes municipais e comunais, além das vias que ligam o Zaire ao Uíge e à vizinha RDC”, precisou.

O soba grande de Kinkuvila, Pedro Monokaka, lembrou que não há circulação durante as chuvas, porque o caudal da água do rio sobe e não permite a passagem de viaturas.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola