Jornal de Angola

ONU colhe subsídios para os Grandes Lagos

Huang Xia, enviado especial, prometeu apresentar as sugestões do Chefe de Estado ao Secretário-Geral das Nações Unidas

- César Esteves

O enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para os Grandes Lagos, Huang Xia, ouviu, ontem, do Presidente da República, João Lourenço, uma visão sobre a situação na região e destacou o alinhament­o acerca das preocupaçõ­es e possíveis soluções. Na segunda visita a Angola (a primeira foi em Novembro de 2019), o diplomata prometeu levar as sugestões do Presidente angolano ao líder das Nações Unidas, António Guterres. Huang

Xia foi nomeado em Janeiro do ano passado com a missão de construir parcerias fortes entre os países da região para a manutenção da paz e segurança, elementos tidos como essenciais para o alcance da Agenda 2030 do Desenvolvi­mento Sustentáve­l em África. A forma como Angola está a enfrentar a pandemia da Covid-19 também foi destacada durante o encontro, que decorreu no Palácio Presidenci­al da Cidade Alta.

O enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Região dos Grandes Lagos, Huang Xia, disse, ontem, em Luanda, ter recebido do Presidente da República, João Lourenço, contribuiç­ões valiosas para aquela zona da África Oriental, que vão ser implementa­das até final deste ano.

O diplomata, recebido em audiência pelo Chefe de Estado angolano, prometeu apresentar as sugestões ao Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres. “O Presidente da República deume muitos bons conselhos. Diria que sairei daqui muito recheado”, frisou.

Huang Xia salientou que Angola e as Nações Unidas estão alinhadas no que a situação dos Grandes Lagos diz respeito. “Quer Angola, quer as Nações Unidas, concordara­m que, no que tem a ver com a situação dos Grandes Lagos, há melhorias”, realçou.

O diplomata ao serviço da ONU ressaltou que com mais ajuda e cooperação de todos os países da sub-região, será possível haver mais integração e desenvolvi­mento na zona. “Cabe a nós, agora, ver as formas mais dinâmicas para podermos levar avante este trabalho”, aclarou.

Nomeado em Janeiro do ano passado, Huang Xia foi recebido pela segunda vez pelo Presidente da República. A primeira foi em Novembro do ano passado. Ontem, o diplomata admitiu que parte dos conselhos recebidos de João Lourenço vão contribuir na melhoria e desenvolvi­mento do seu trabalho.

O enviado especial do Secretário-Geral da ONU para a Região dos Grandes Lagos elogiou Angola pelas respostas dada à pandemia da Covid19. “Angola deu respostas rápidas e eficazes, que evitaram, até agora, a expansão da doença de uma maneira mais desfavoráv­el”, realçou.

Considerou o país um parceiro, no âmbito internacio­nal, que tem criado oportunida­des de diálogo neste domínio, razão pela qual, “vir a Angola é sempre uma oportunida­de soberana para poder receber conselhos, bem como para manter contactos com o Presidente da República”.

Huang Xia referiu que sempre que vem ao país sente-se honrado, sobretudo por ser recebido pelo Presidente da República.

Nestes encontros, revelou, recebo sempre do Presidente da República conselhos para os trabalhos que realizamos a nível das Nações Unidas e da Região dos Grandes Lagos.

 ?? FRENCISCO MIUDO | ANGOP ?? Presidente da República recebeu enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas
FRENCISCO MIUDO | ANGOP Presidente da República recebeu enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola