Jornal de Angola

Baía Farta acolhe estaleiro para a reparação de navios

Vice-presidente da República inteirou-se do projecto que vai permitir a criação de mais de 600 postos de emprego directos e mil indirectos

- Adelina Inácio

A empresa FAMAR -Prestação de Serviços e Consultori­a apresentou, ontem, em Luanda, ao Vice-Presidente da República, Bornito de Sousa, um projecto para a instalação de um estaleiro naval no município da Baía Farta, em Benguela, para a manutenção de navios de grande porte.

Mauro de Carvalho, sóciogeren­te da FAMAR, afirmou, no final do encontro, que o estaleiro, avaliado em cerca de 181 milhões de dólares, começa a operar no primeiro semestre do próximo ano.

“Prevemos reparar e fazer a manutenção de navios de grande porte. Operamos quatro navios, mas a sua reparação tem de ser no exterior do país”, sublinhou Mauro de Carvalho, adiantando que a situação vai ser invertida com o estaleiro da Baía Farta.

Mauro de Carvalho indicou que, com o estaleiro, prevê-se a criação de 650 postos de trabalhos directos e mil indirectos.

“Trata-se de um projecto em fase de financiame­nto e estamos prestes a arrancar com o projecto. Estamos a trabalhar junto de algumas multinacio­nais, que, em Angola, são representa­das pela African Developmen­t Bank”, sublinhou.

Segundo Mauro de Carvalho, com o projecto, pretende-se, igualmente, desenvolve­r o município da Baía Farta, com a construção de escolas, restaurant­es e hotéis que vão resultar num grande desenvolvi­mento económico do país e da região.

“Prevemos uma movimentaç­ão no porto que vai criar outros serviços sociais e fazer entrar mais divisas no município ”, disse.

O sócio-gerente da FAMAR adiantou que parte dos lucros da empresa serão destinados ao apoio ao desenvolvi­mento da região.

Com o projecto, pretende-se desenvolve­r o município da Baía Farta, com a construção de escolas, restaurant­es e hotéis que vão contribuir no desenvolvi­mento

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Vice-Presidente da República recebeu, no seu gabinete, sócio-gerente da empresa FAMAR
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Vice-Presidente da República recebeu, no seu gabinete, sócio-gerente da empresa FAMAR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola