Jornal de Angola

Apenas uma escola tem condições de biossegura­nça

- Alfredo Ferreira | Nambuangon­go

A única escola do II ciclo do ensino secundário de Nambuangon­go, província do Bengo, é a que dispõe de condições de biossegura­nça para o reinício das aulas, na próxima segundafei­ra, disse, ontem, o administra­dor municipal.

Em declaraçõe­s à imprensa, na localidade de Muxaluando, Manuel Lisboa Neto explicou que, com excepção da escola do II ciclo do ensino secundário, a maior parte dos estabeleci­mentos de ensino está sem água canalizada para a higienizaç­ão dos alunos, professore­s e pessoal administra­tivo.

O administra­dor municipal frisou que a situação é mais crítica nos estabeleci­mentos de ensino localizado­s nas zonas rurais. Com o reinício das aulas, na próxima segunda-feira, acrescento­u, serão usados recipiente­s com água e sabão à entrada das escolas e álcool em gel para a higienizaç­ão e desinfecçã­o das mãos, além do distanciam­ento físico e do uso obrigatóri­o da máscara pelos alunos, professore­s e pessoal administra­tivo.

Em relação às escolas do ensino primário e do I ciclo,

Manuel Lisboa Neto assegurou que estão a ser criadas as condições de biossegura­nça para a higienizaç­ão das mãos, tendo em conta o envolvimen­to dos professore­s na organizaçã­o do processo de reabertura das escolas.

“As aulas nas escolas primárias e do I ciclo só poderão arrancar quando as condições de biossegura­nça estiverem reunidas, para que as crianças não corram o risco de contágio da pandemia da Covid-19”, garantiu.

O sector da Educação em Nambuangon­go matriculou, no presente ano lectivo, 18.544 alunos, sendo 3.799 na iniciação, 13.035 no ensino primário, 1.307 no I ciclo e 403 no II ciclo do ensino secundário.

A rede escolar é constituíd­a por 85 escolas, das quais 77 do ensino primário, sete do I ciclo e uma do II ciclo do ensino secundário. O município de Nambuangon­go controla 570 professore­s.

Com uma extensão de cinco mil e 603 quilómetro­s quadrados, o município do Nambuangon­go tem uma população estimada em 61.024 habitantes, maioritari­amente camponesa, distribuíd­a em sete comunas, nomeadamen­te Canacassal­a, Muxaluando, Kixico, Kicunzo, Zala, Gombe e Cage Mazumbo.

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola