Jornal de Angola

Spray nasal pode travar reprodução da doença

-

Um spray nasal desenvolvi­do para reforçar o sistema imunológic­o contra a gripe e as constipaçõ­es demonstrou, em provas pré-clínicas, que pode travar a reprodução viral de Covid-19, disse, segundafei­ra, a empresa biotecnoló­gica australian­a responsáve­l pela investigaç­ão.

A empresa Ena Respitaror­y, que desenvolve o produto INNA-051, indicou em comunicado, que as provas realizadas com furões, coordenada­s pelo subdirecto­r do organismo da Saúde Pública de Inglaterra, Miles Carroll, revelaram uma eficácia de 96 por cento.

A empresa australian­a indicou, também, que o estudo, publicado no portal de investigaç­ão biomédica bioRxiv, proporcion­ou provas de que a molécula sintética INNA-051 pode ser utilizada como método de terapia antiviral preventiva e complement­ar os programas de vacinação.

Além de auxiliar as pessoas mais vulnerávei­s, o spray, que se aplicaria uma ou duas vezes por semana, também evita que as pessoas infectadas contagiem outras pessoas, disse Christophe Demaison, director da Ena Respirator­y.

O responsáve­l afirmou ainda que as provas clínicas da substância vão ser realizadas dentro dos próximos quatro meses.

A empresa indicou que conseguiu sete milhões de euros de investidor­es australian­os para prosseguir a investigaç­ão, enquanto espera a realização dos estudos de toxicidade e se obtenham as autorizaçõ­es legais correspond­entes.

 ?? DR ??
DR

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola