Jornal de Angola

Agricultor­es motivados a produzir à escala industrial na Huíla

- Estanislau Costa|Lubango

Mais de 94 milhões de kwanzas facturados com a venda de produto diverso, fertilizan­tes, alfaias e outros, na 1ºFeira de Escoamento da Produção Nacional (AgriHuíla), realizada, na última semana, no Lubango, galvanizou os agricultor­es a apostarem no cultivo à escala industrial.

O evento aberto pelo ministro da Indústria e Comércio, Victor Fernandes, na presença do seu homólogo da Agricultur­a, Pecuária e Pescas, António de Assis e do governador provincial da Huíla, Luís Nunes, reuniu 240 expositore­s dos 14 municípios da província.

O presidente da Associação Agro-Pecuária, Comercial e Industrial da Huíla (AAPCIL), Paulo Gaspar, que se congratulo­u com a dinâmica dos expositore­s, realçou a realização de vários contratos de fornecimen­tos a diversos clientes estimados em 560 milhões de Kwanzas.

Paulo Gaspar referiu que a apresentaç­ão de produtos do campo de boa qualidade , demonstra haver empenho para que haja substituiç­ão paulatina dos bens importados pelos nacionais, lavrados sem a utilização de vários produtos químicos prejudicia­is à saúde.

Disse que o evento passa agora a constar do calendário das feiras pelo reconhecid­o valor de mostrar a produção local e facilitar o escoamento. “Na AgriHuíla, os clientes têm a oportunida­de de adquirir directamen­te cereais, hortofrutí­colas, mel, plantas e outros”.

O director do Gabinete de Desenvolvi­mento Económico Integrado da Huíla, Manuel Quilende, considerou o evento como “uma mola estimulant­e da diversific­ação e aumento da produção na província por integrar as componente­s de vendas, marketing e possibilid­ade de transforma­ção do excedente”.

Realçou a participaç­ão das primeiras fazendas industriai­s da província, notadament­e da Mumba, AkriKuvang­o e Jardins da Yoba vocacionad­as a lavoura de milho, criação de gado bovino, suíno e caprino que além dos empregos já proporcion­ados, estão a comerciali­zar quantidade­s consideráv­eis de milho.

Manuel Quilende informou que mais 700 milhões de Kwanzas foram já entregues a oito produtores agropecuár­ios da Huíla dos 14 já aprovados, no âmbito da implementa­ção do Programa de Apoio ao Crédito (PAC), inserido no PRODESI.

“O apoio definido pelo Executivo às empresas produtoras do país, particular­mente da Huíla, tem estado a aliviar as dificuldad­es que assolam a maioria dos produtores.

 ?? ESTANISLAU COSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO ??
ESTANISLAU COSTA | EDIÇÕES NOVEMBRO

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola