Jornal de Angola

Banco Mundial a favor do fim da subvenção

Jean-Christophe Carret justifica que esta beneficia apenas uma minoria da população e deixa de lado outra carente

- Victorino Joaquim

O Banco Mundial (BM) apoia a intenção do Executivo angolano na retirada da subvenção dos combustíve­is, anunciou ontem, em Luanda, o novo director regional da instituiçã­o financeira para África.

Jean-Christophe Carret, que falava em conferênci­a de imprensa, para balanço dos quatro dias da sua visita a Angola, afirmou que a instituiçã­o financeira internacio­nal apoia esta retirada, por compreende­r que a subvenção vem beneficiar apenas uma menor parte da população, deixando de lado a população carente, pelo que, acrescento­u, o BM está apoiar o Governo na implementa­ção de um programa denominado “Kwenda”, que está a servir para apoiar financeira­mente as famílias mais vulnerávei­s.

O novo responsáve­l para África informou que Angola não vai beneficiar do financiame­nto na ordem dos 50 mil milhões de dólares, a serem disponibil­izados, brevemente, pelo Banco Mundial, por ser um país considerad­o de rendimento de médio-alto.

O montante, segundo o novo director, vai servir para apoiar projectos em 48 países pobres da África subsariana.

Jean-Christophe Carret, que, pela primeira vez, visita Angola, deu a conhecer que o Banco Mundial está a proceder a adaptação do seu posicionam­ento, fruto da pandemia e seus efeitos. “Inicialmen­te, pensava-se que a doença seria de pouco tempo, mas depois percebemos que a mesma vai vigorar por mais tempo. Por isso, nós temos estado a nos ajustar pontualmen­te”

Durante os quatro dias da visita a Angola, do novo director regional do Banco Mundial para África, JeanChrist­ophe

Carret, foram passados em revista os vários projectos de desenvolvi­mento social em curso em Angola.

A visita do novo director para África permitiu também que as duas partes pudessem repensar sobre as estratégia­s, no sentido de evitar os eventuais constrangi­mentos resultante­s do surgimento da pandemia da Covid-19.

A ministra das Finanças, Vera Daves, presente na conferênci­a de imprensa, considerou que os projectos em curso, resultante­s de financiame­nto pelo BM, estão a “bom ritmo”.

 ?? JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO ?? Jean- Christophe Carret durante a conferênci­a de imprensa
JOÃO GOMES | EDIÇÕES NOVEMBRO Jean- Christophe Carret durante a conferênci­a de imprensa

Newspapers in Portuguese

Newspapers from Angola